Pular para o conteúdo

Claudio Biekarck quer disputar o oitavo pan-americano da carreira

No clique de Márcio Rodrigues, Biekarck e equipe (esq.) na seletiva para o Pan de 2007

Experiente velejador da classe Lightning é o maior medalhista brasileiro da modalidade

 Claudio Biekarck já está com sua equipe em Florianópolis para a disputa da Semana Brasileira de Vela, a partir desta quarta-feira, no Iate Clube de Santa Catarina, na praia do Jurerê. O evento define os integrantes da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro. A competição também aponta os integrantes da equipe nacional de vela para as disputas das principais competições da Isaf  na temporada 2011. A Semana Brasileira de Vela inclui a seletiva pan-americana entre 15 e 20 e a olímpica entre 21 e 27 deste mês.

O velejador Claudio Biekarck busca classificação para o oitavo Pan da carreira ao lado de Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva. O trio conquistou a medalha de bronze na classe Lightning na última edição do Pan, em 2007. Para repetir a dose, a equipe trabalha desde o início do ano em Ilhabela para a competição e chegou mais cedo à Santa Catarina para conhecer a raia. “A disputa por uma vaga na classe é bastante acirrada. Temos, no mínimo, três concorrentes fortes. Por isso, a nossa equipe treinou para conseguir o primeiro lugar nas regatas”, explica Biekarck.

Claus, como é conhecido no meio da vela, é o recordista brasileiro de medalhas pan-americanas na vela, com sete honrarias. Em 75, na Cidade do México, o velejador ganhou a medalha de prata na classe Finn. Depois, passou para a classe Lightning onde faturou o ouro em Caracas/83, prata em Mar Del Plata/95 e Winnipeg/99, além de bronze em Indianápolis/87, Havana/91 e Rio/2007. “A Lightning é uma classe amadora, mas muito forte tecnicamente na América”, conclui Biekarck.

Além de maior ganhador de medalhas pan-americanas na vela, Claus tem um currículo vitorioso como técnico de Robert Scheidt. Ele orientou o velejador desde o início da carreira participando ativamente das três medalhas olímpicas conquistadas na Laser – ouro em Atlanta/96, prata em Sidndey/2000 e ouro em Atenas/2004 – e nos oito títulos mundiais da Classe.

Além da Lightning, a seletiva para o Pan terá as classes Hobie Cat 16, Snipe e Sunfish (será disputada com barcos da Classe Laser Radial). Apenas a classe J24 não está incluída na disputa, em Santa Catarina. A Confederação Brasileira de Vela e Motor definirá, por critérios técnicos, a equipe que representará o Brasil em Guadalajara.

As seletivas das classes Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino), RS:X (masculino) e RS:X (feminino), que são olímpicas e pan-americanas, serão disputadas na semana seguinte, entre 21 e 27. Os representantes destas classes para os jogos do México serão definidos na somatória dos resultados da seletiva olímpica e do Campeonato Brasileiro.

No mesmo período serão realizadas também as seletivas de mais seis classes olímpicas: Star (masculino), Finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino), 470 (feminino) e Match Race (feminino). Os melhores em cada classe, na soma dos resultados da Semana Brasileira de Vela e dos Campeonatos Brasileiros, formarão a Equipe Brasileira de Vela, que disputará os principais eventos internacionais desta temporada.

Inscrições continuam abertas – As inscrições para a seletiva pan-americana estão abertas até esta terça-feira (15), às 18 horas. Os interessados em participar da seletiva olímpica poderão inscrever-se até o dia 21, às 18 horas. A cerimônia de abertura da Semana Brasileira de Vela está programada para a quarta-feira (16), às 11 horas, na sede do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros do Sul. As regatas começam ao meio-dia. Muito bom!!

Por Flavio Perez, da ZDL de Comunicação
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: