Pular para o conteúdo

Vento fraco surpreende participantes do Pré-Pan

A Semana Brasileira de Vela começou, na tarde desta quarta-feira, no Iate Clube de Santa Catarina, na praia de Jurerê, com algumas surpresas. Os ventos fracos, de 8 a 10 nós, apontaram resultados pouco esperados. As classes Hobie Cat 16 e Lightning conseguiram realizar duas regatas, enquanto a Snipe e a Sunfish fizeram apenas uma.

Na classe Sunfish (disputada com barcos da Laser Radial), o velejador catarinense Henrique Back, de 21 anos, aproveitou a falta de vento e o conhecimento da raia para vencer a única regata do dia. “Estou acostumado com esse tipo de rajada, ainda mais aqui no quintal da minha casa. O vento fraco ajuda quem tem o preparo físico pior. Na classe, 50% é força do corpo. Tomara que isso continue”, destaca o jovem velejador do Iate Clube de Santa Catarina, já preparado para ser marcado pelos adversários Bruno Fontes e Eduardo Couto, que ficaram na 26a. e 31a. posições, respecitvamente. Outra surpresa foi a segunda colocada, Mônica Matschinske, de Niterói, que superou 25 homens.

Na classe Snipe, os favoritos Alexandre Paradeda e Bruno Bethlem não conseguiram bom resultado. A dupla Paulo Santos e Rodrigo Inácio venceu a única regata do dia. “Adoro velejar com ventos fracos. Não foi muita surpresa esse primeiro lugar. Nós somos muito rápidos nessas condições, sem falta modéstia os melhores do mundo. O título mundial máster da categoria é uma prova disso”, relata o experiente velejador Paulo Santos, quarto colocado no Pan de Caracas/83, também na Snipe.

A família Buckup venceu as duas regatas da classe Lightning. “Estamos correndo leves, livres e soltos, sem pressão. Não poderia ter sido melhor, nosso barco é rápido com pouco vento. Durante a semana analisamos a estratégia de regata e verificamos nos sites especializados que as condições meteorológicas iriam nos favorecer. Deu certo”, comemora Mário Buckup, que velejou ao lado da mulher Telma e o filho Marc.

Na classe Hobie Cat 16, a surpresa foi a dupla José Roberto de Jesus e Anderson Souza Brandão, de Ilhabela. A parceria favorita ao título da seletiva Bernardo Arndt e Bruno Oliveira ficou em terceiro. “Na categoria, a ausência de ventos atrapalha as manobras de bordo. O barco perde velocidade e fica difícil recuperar”, lamenta Arndt.

A primeira semana reúne, até este domingo, 95 velejadores inscritos em 62 barcos. Estão previstas 11 regatas, com dois descartes, sempre começando ao meio-dia. O recorde de participantes foi confirmado na classe Sunfish com 33 embarcações na raia. Nesta categoria, os velejadores utilizam equipamentos da Laser Radial, já que não existem barcos com essas especificações no Brasil.

Bruno Prada disputa vaga na Lightning e na Star – As disputas na Lightning prometem apresentar alto nível técnico até domingo. As tripulações de Cláudio Biekarck, Mário Buckup, Diego Mello e Bruno Prada duelam na raia na praia do Jurerê. Bruno Prada, proeiro de Robert Scheidt na Star, quer confirmar a vaga no Pan na Lightning, apesar da concorrência. O velejador está competindo ao lado de Juan de La Fuente e Nicolas Brancher. “A gente vem pra brigar, mas na pior das hipóteses, a nossa tripulação sempre aprende uma regulagem nova. A classe é muito difícil, com velejadores experientes”, destaca Bruno Prada, que terminou o dia na terceira posição.

O medalhista olímpico de Pequim 2008 participará de toda Semana Brasileira de Vela. Depois das regatas da Lightning, Bruno Prada compete na Star ao lado de Robert Scheidt. “Na opinião dele (Robert Scheidt), eu deveria estar descansando. Eu vou emendar cinco dias na seletiva do Pan e mais cinco na outra semana, tenho que dar um jeito para ficar inteiro. Mas, o objetivo principal é olhar a raia e entender os regimes de marés e vento de Florianópolis”, conclui Prada. Bruno Prada disputou apenas uma vez os Jogos Pan-Americanos e conquistou a medalha de bronze na classe Finn na edição de Winnipeg/99.

Paradeda também participa de duas classes – Outro medalhista que fará campanha em duas classes diferentes na Semana Brasileira de Vela é o gaúcho Alexandre Paradeda. O campeão do Pan do Rio 2007 na classe Snipe está inscrito para as regatas de 470 na semana que vem. O velejador garante estar focado e preparado para competir em classes diferentes.

“A disputa de Snipe não será fácil. A dupla a ser batida é a atual campeã do mundo formada por Bruno Bethlem e Dante Bianchi. Realmente, eles vêm levando vantagem, por isso não há favoritismo”, projeta Paradeda, que tem como parceiro Gabriel Kieling. Eles levaram o título do Campeonato Brasileiro de Snipe, em Porto Alegre, no início do mês. Apesar disso, começaram a seletiva com um nono lugar nesta quarta-feira.

Resultados do primeiro dia

Hobie Cat 16 – 2 regatas
1- José Roberto deJesus/Anderson S. Brandão – 3 pontos perdidos (1+2)-
2- Claudio Teixeira Jr./ Lawsay Beltrame – 5 (2+3)
3- Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira – 6 (5+1)

Sunfish/Laser Radial – 1 regata
1- Henrique Back – 1 pp
2- Monica Matschinske – 2
3- João da Fonseca – 3
4- Geison Mendes – 4
5- Matheus Dellagnelo

Lightning – 2 regatas
1- Mário Buckup/Telma Buckup/ Marc Buckup 2 pp (1+1)
2- Cláudio Biekarck/ Marcelo Silva / Gunnar Ficker – 4 (2+2)
3- Bruno Prada/ Juan de La Fuente/ Nicolas Brancher – 6 (3+3)

Snipe – 1 regata
1- Paulo Santos/ Rodrigo Inácio – 1pp
2- Samuel Albrecht/ Flávio Fernandes – 2
3- Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges – 3

As seletivas das classes Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino),RS:X (masculino) e RS:X (feminino), que são olímpicas e pan-americanas, serão disputadas na semana que vem, entre 21 e 27. No mesmo período ocorrem também as seletivas de mais seis classes olímpicas: Star (masculino), Finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino), 470 (feminino) e Match Race(feminino).

Os melhores em cada classe, na soma dos resultados da Semana Brasileira de Vela e dos Campeonatos Brasileiros, formarão a Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que disputará os principais eventos internacionais desta temporada e o Pan-Americano no caso da Laser e RS:X.

Por Flavio Perez, da ZDL de Comunicação
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: