Pular para o conteúdo

Velejadores olímpicos começam a chegar em Floripa

Playboy se banha nas águas calmas de Jurerê para ver a estrela cadente adentrar o oceano.

A Semana Brasileira de Vela já recebe os principais nomes da vela nacional como o bicampeão olímpico Torben Grael e os medalhistas de Pequim Bruno Prada, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. Os velejadores chegaram mais cedo à Santa Catarina para conhecer as condições da raia e o regime de ventos. Nesta semana, a Semana Brasileira de Vela define os classificados para os Jogos Pan-mericanos de Guadalajara nas classes Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish.

A partir do dia 21, a seletiva valerá para a formação da Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que competirá nos principais eventos internacionais visando classificação para a olimpíada de Londres 2012. Os vencedores de cada classe olímpica receberão apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor durante todo ano.

O maior vencedor do esporte brasileiro em olimpíada, Torben Grael, começou a treinar nesta sexta-feira, no Iate Clube de Santa Catarina, com o barco da classe Star ao lado do proeiro Marcelo Ferreira, A parceria chegou à Florianópolis no dia anterior para estudar a raia. “Em casa é sempre mais complicado de treinar, porque você tem os problemas do dia-a-dia para resolver. No Rio de Janeiro só tem vento na parte da tarde, o que dificulta um pouco mais. Aqui em Florianópolis você se desliga de tudo e fica só por conta da velejada, o que rende mais”, destaca Torben Grael.

Outro nome importante aguardado em Florianópolis, neste sábado, é Robert Scheidt. O parceiro dele, Bruno Prada já está velejando na praia de Jurerê. Bruno é o comandante de uma equipe que tenta vaga no Pan na classe Lightning. “Estou velejando esta semana na Lightning para entender melhor as condições do vento e da correnteza nesta raia. Esse conhecimento ajudará nossa dupla na semana que vem na disputa da Star”, explica Bruno Prada.

Segundo a medalhista olímpica Fernanda Oliveira — bronze em Pequim 2008 na classe 470 – conhecer o local de competição com antecedência faz parte da preparação de um time campeão. “A modalidade depende muitos dos fatores da natureza como regime de ventos, maré e ondulação. Há características individuais em cada raia, por isso é sempre bom chegar mais cedo”, analisa Oliveira.

A ex-proeira de Fernanda Oliveira, Isabel Swan, hoje faz parceria com Martine Grael, filha de Torben. A velejadora relata que está preparada para a briga acirrada na classe 470 por uma vaga em Londres. “Contratamos um técnico experiente (o americano Larry Suter) e treinamos forte para ficar cada dia mais entrosadas. O profissionalismo chegou de vez, principalmente na classe. Lá fora é assim e temos que fazer o mesmo para competir de igual para igual com as adversárias”, explica Swan, que também está em Santa Catarina desde o início da semana para conhecer a raia.

Classe 470 corre junta – A Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) confirmou, a pedido dos velejadores da classe, que as disputas da 470 da Semana Brasileira de Vela não serão divididas entre masculino e feminino, ou seja, todos os atletas disputam uma única classificação. O objetivo é elevar o nível técnico das parcerias femininas e evitar que as duas duplas favoritas – lideradas por Fernanda Oliveira e Martine Grael – façam uma disputa de match race.

A iniciativa já foi aplicada no Brasileiro da classe, disputado de 4 a 7 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, a parceria Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminou na segunda colocação, perdendo apenas para os favoritos Fábio Pillar e Gustavo Thiesen. Martine Grael e Isabel Swan acabaram na quarta colocação, atrás de Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt.

Por Flavio Perez, da ZDL de Comunicação

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: