C’est la Vie é o campeão do XX Circuito Conesul de Vela
O XX Circuito Cone Sul de Vela de Oceano teve seus campeões conhecidos nesta terça-feira (20), no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. O barco C’est la Vie VI, de Henrique Dias ficou com o título na classe BRA-RGS – A, enquanto o Magia, de Rodrigo Castro foi o vencedor na BRA-RGS B. E na classe J/24 deu o Iuca, de Cláudio Ruschel. O Circuito começou no dia 10 e teve seis regatas no total. As duas últimas foram realizadas nesta tarde, feriado Farroupilha, com vento de intensidade média no Guaíba e garoa esparsa.
O comandante Henrique Dias festejou o seu segundo título no Circuito Conesul. O primeiro veio em 2004, ano em que ele adquiriu o barco. Ele obteve quatro vitórias em seis regatas e essa boa média lhe garantiu o título do Circuito. “Antes corria na ORCi e agora medi o barco na RGS. Os acertos nas três primeiras regatas nos deram confiança. Na prova longa, o Troféu Seival, infelizmente chegamos em segundo e hoje cometemos alguns erros. Mas no somatório de resultados nossa participação foi bem positiva e eu e minha equipe estamos felizes com mais este título,” disse o comandante do C’est la Vie.
Na BRA-RGS B, o Magia, liderado por Roberto Castro não teve dificuldade para chegar à vitória. Sua tripulação está junta há três anos e o entrosamento foi fundamental para velejar bem na competição. “O Circuito foi bom, com muitas regatas e percursos diversificados. Uma pena o número pequeno de participantes na minha classe”, comentou.
Desde que a classe J/24 foi integrada ao Circuito em 2008 a tripulação do Iuca conquistou o seu terceiro título consecutivo. O comandante Cláudio Ruschel comemorou especialmente dessa vez porque “foi o mais difícil de todos”. Eles ficaram apenas com um ponto de diferença para o segundo colocado, o barco Tango, de Boris Ostergren. “Foi uma final muito dura, com duas regatas tensas. A primeira chegamos em terceiro lugar e o Boris em primeiro. Na última do dia vencemos por décimos de segundos. As equipes estão bem treinadas e por isso a dificuldade aumenta, mas tivemos êxito por mantermos a qualidade do barco.”
No último dia do Circuito o vento foi de direção sul-sudeste e a intensidade de 6 a 10 km/h. As tripulações enfrentaram uma garoa que persistiu até a metade da tarde. A festa de encerramento da competição foi no salão do Veleiros do Sul com a presença das tripulações, sócios e convidados.
O Circuito teve o patrocínio do Banrisul e apoio da Delta Yachts.
Classificação final do Circuito Conesul
Classe BRA-RGS A
1º C’est La Vie VI – Henrique Silva Dias (VDS) – (1º – 1º – 1º – 2º – 1º – 3º ) 6
2º Delirium – Darci Rebello Jr. (CDJ) – ( 2º – 3º – 2º -1º – 3º – 2º ) 10
3º Kamikaze XI – Hilton Piccolo (CDJ) – ( 4º – 2º – 3º – 4º ) 12
4º Little Wing – Jorge Romero (ICG) – (3º – 4º – 4º – 3º – 6º – 6º) 20
5º Áquila – Natanael Coll Oliveira (VDS) ( 5º – 5º – 5º – 6º – 6º – 6º) 27
Classe BRA- RGS B
1º Magia – Rodrigo Porto Castro (CDJ) – (1º – 1º – 1º – 1º – 2º – 1º) 5
2º Hawa – Marcelo Kern (CDJ) – (2º – 2º – 2º – 5º – 1] – 2º) 9
3º Cibs – Jacson Lumertz (SAVA) – (5º – 3º – 3º – 3º – 5º – 5º ) 18
4º Five Stars – Luis Fernando Silveira (ICG) (5º – 5º – 5º – 5º – 5º – 5º) 25
Classe J/24
1º Iuca – Cláudio Ruschel (VDS) (1º – 2º – 1º – 3º – 1º) 5
2º Tango – Alex Luiz (VDS) (2º – 1º – 2º – 1º- 4º) 6
3º Diferencial – Nelson Horn Ilha (VDS) (3º- 3º – 3º – 2º – 2º) 10
4º Vento Negro – Eduardo Ribas (VDS) (6º- 4º – 4º – 4º – 3º) 15
5º Sapeca II – Walther Bromberg (VDS) (5º – 6º – 6º – 5º – 5º ) 21
6º Cosa Nostra – Francisco Freitas (CDJ) (4º – 5º – 5º – 7º – 7º) 21
Por Ricardo Pedebos, da assessoria do VDS