Ave Rara é fita-azul da Refeno 2011 e Torben Grael quebra recorde de monocasco
A regata Recife-Fernando de Noronha largou neste sábado e 25 horas, 19 minutos e 12 segundos depois o Ave Rara cruzava a linha de chegada em uma das ilhas mais paradisíacas do Brasil. O trimarã foi mais uma vez fita-azul da competição. O segundo colocado foi o Indigo, comandado por Torben Grael, que chegou à Ilha depois de 25 horas, 57 minutos e 59 segundos de regata e estabeleceu um novo recorde entre os multicascos. A ideia inicial era que Torben participasse da regata como comandante de seu barco, o Magia V. A embarcação, entretanto, apresentou problemas técnicos e não conseguiu partir do Rio de Janeiro a tempo.
No total 60 veleiros de 11 estados participam da competição nas classes RGSA, RGSB, RGSC, Aço, Bico-de-proa, Aberta A, Aberta B, Orc, Multicasco A, Multicasco B, Multicasco C e Multicasco D.
“A partida aconteceu sem nenhum problema, totalmente segura. Foi uma sintonia perfeita entre os tripulantes dos barcos e o público. A cerimônia de premiação vai ser uma grande festa em Noronha no dia 28”, enfatizou o diretor da REFENO, Marcos Medeiros. Quem quiser, pode acompanhar em tempo real a posição dos barcos no site.
A REFENO é considerada a primeira regata oceânica do país. foi criada em 1986 e cresceu tanto, que hoje é necessário limitar o número de participantes. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger. Ele demorou 14 horas, 34 minutos e 54 segundos, em 2007, para completar a prova.