Pular para o conteúdo

Abu Dhabi vence inport de Alicante

Barco dos Emirados Árabe vence, com grande vantagem, a Regata do Porto. Comitiva de Itajaí acompanhou primeira prova valendo pontos na cidade espanhola

O time do Abu Dhabi venceu neste sábado (29) a Regata In-Portem Alicante, litoral da Espanha, com um desempenho perfeito com mais de 14 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o barco norte-americano Puma. A equipe comandada pelo inglês Ian Walker fez a largada mais agressiva da flotilha e dominou o percurso do começo ao fim. Com os seis pontos da primeira inshore, os árabes lideram a Volvo Ocean Race 2011/2012, com 6 pontos, seguidos do Puma (5 pontos) e do Camper with Emirates Team New Zealand, com 4 pontos.

A regata marca o iniciou da aventura de 39 mil milhas náuticas pelos mares do mundo. A largada para a Cidade do Cabo (África do Sul) será no sábado (5).

Mais de 12 mil pessoas acompanharam a competição no píer na praia de Iberdrola e em outros pontos de Alicante na tarde deste sábado. A chuva da manhã deu uma trégua na hora da regata e a temperatura atingiu 22 graus. Liderada pelo prefeito Jandir Bellini, a comitiva de Itajaí, parada da Volvo Ocean Race na América do Sul, em abril, também assistiu ao duelo entre os seis veleiros nas águas espanholas.

“Não vejo a hora de sediar a Fórmula 1 dos mares em Itajaí. O evento é emocionante na área esportiva e, principalmente, ajudará no desenvolvimento social e econômico da cidade. Sabemos da importância da Volvo Ocean Race e vamos seguir a cartilha de Alicante e aproveitar o legado da VOR”, assegurou Jandir Bellini.

A regata – O percurso curto da regata do porto de Alicante exigiu das tripulações mais atenção à largada. O dia começou com muita chuva na cidade espanhola, mas às 14 horas (horário local), o tempo clareou e os ventos variaram de 10 a 15 nós na baía.

O barco dos Emirados Árabes Unidos, batizado de Azzam e comandado pelo inglês Ian Walker, pulou na frente logo de cara e algumas penalizações dos adversários e a melhor estratégia da equipe árabe resultou em uma vantagem superior a 14 minutos para o PUMA, que chegou em segundo com o veleiro Mar Mostro. O Camper terminou em terceiro muito próximo dos norte-americanos. Em quarto finalizou o Team Sanya, da China, seguido pelo francês Groupama Sailing Team e do espanhol Team Telefónica.

Ao cruzar a linha de chegada, o único árabe a bordo do Abu Dhabi, Adil Khalid, levantou a bandeira do país e estourou uma champagne emocionando aos presentes na marina da praia de Iberdrola.

“Foi uma grande vitória e me sinto bastante contente pelo desempenho. Não esperávamos cruzar a linha com tamanha vantagem, mas o entrosamento do grupo e um ajuste da vela na última boia foram fundamentais”, contou o comandante Ian Walker.

Os donos da casa, o Telefónica, acabaram em último depois de sofrer punição na boia final quando se recuperavam de uma largada ruim. Lição, segundo o brasileiro Joca Signorini, que deve ser aprendida pela equipe espanhola nas próximas regatas de porto da Volvo Ocean Race.

“A Volvo Ocean Race está bastante equilibrada. Portanto, qualquer erro pode custar caro. A competição será decidida nas regatas de porto. Apesar de ficar em último, nossa equipe tem chance de reagir e acredito que na próxima vamos acertar as manobras”, relatou Joca Signorini, que tem a função de chefe de turno no veleiro espanhol.

As seis equipes têm agora uma semana para fazer os ajustes finais para largada oficial da Volvo Ocean Race, que deve durar 21 dias até a África do Sul. Neste domingo (30), está programada uma série de atividades, que incluem a regata Pro-AM envolvendo tripulações, convidados e patrocinadores da maior competição náutica do planeta.

Resultado da In-Port Race de Alicante:
1º – Abu Dhabi Ocean Racing (53min44s) – 6 pontos
2º – Puma Ocean Racing powered by BERG (1h07min58s) – 5 pontos
3º – CAMPER with Emirates Team New Zealand (1h10min11s) – 4 pontos
4º – Team Sanya (1h10min43s) – 3 pontos
5º – Groupama sailing team (1h11min11s) – 2 pontos
6º – Team Telefónica (1h12min08s) – 1 ponto

Da ZDL de Comunicação

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: