Pular para o conteúdo

Equipe de Renata Decnop passa para a repescagem do MR em Perth

O trio formado por Renata Decnop, Gabriela Sá e Larissa Juk conseguiu avançar à fase final da disputa do Match Race Feminino do Mundial de vela de Perth 2011 (Isaf Sailing World Championships) nesta quinta-feira (8). As meninas tiravam vários “coelhos da cartola” na raia de Inner Harbour e continuam na briga por uma vaga olímpica, em Londres-2012.

De fato, as atletas do Grupo A reverteram um começo ruim na competição, com quatro bons matchs, vencendo as equipes da China, Argentina e Canadá. A única derrota foi para a Dinamarca, na linha de chegada. Com isso, o trio da comandante Renata Decnop garantiu vaga na repescagem da competição da modalidade que faz sua estreia olímpica em Londres 2012. Duas equipes já se classificaram automaticamente para as quartas de final.

“Nós fizemos tudo certo. Mesmo no match que perdemos foi por um detalhe e na súmula está uma diferença de zero segundo. Estávamos mais confiantes e mesmo depois de sairmos sempre na frente e perdermos muitos matchs de maneira boba na segunda-feira, sabíamos que daria para velejar de igual para igual coma as melhores do mundo. Agora zera tudo e vamos com a faca nos dentes”, relata a determinada proeira do time Larissa Juk.

Como parte do programa de solidariedade olímpica as atletas do Match Race Feminino fizeram um treinamento intensivo neste ano e os resultados começam a aparecer. “Evoluímos muito nos últimos seis meses. Ter os barcos da classe Elliott 6M no Brasil, técnicos, fisioterapeutas, psicólogo e uma equipe de suporte por trás, nos deu uma estrutura que permitiu esse nível. Ainda falta mais experiência, mas sem o apoio da CBVM e do COB este seria um sonho impossível. Vamos buscar a vaga em Londres”, atesta Larissa Juk, que torce para que a outra equipe nacional, da comandante Juliana Senfft, também passe para a próxima fase.

O Brasil já conta com duas vagas na vela na Olimpíada de 2012. As meninas da RS:X e Laser Radial, respectivamente, Patrícia Freitas e Adriana Kostiw, fizeram nesta quinta suas primeiras regatas na flotilha ouro de suas classes

Ressaca – Para os demais velejadores das outras quatro classes que estão em disputa em Perth, a quinta-feira de sol e bons ventos foi de uma espécie de ‘ressaca’ depois da divisão das flotilhas ouro e prata. No Laser Radial foram corridas mais três regatas para que a sexta-feira possa ser um dia de folga para as velejadoras.

Adriana Kostiw, com 48º, 47º e 43º, está na 51ª posição geral. Patrícia Freitas, na RS:X feminina, também correu três provas e teve resultados medianos. Com um 14º e dois 30º, Patrícia caiu para 28ª posição geral.

Na Finn, assim como na 470 masculino, apenas uma regata foi disputada no dia. Jorge Zarif ficou em 24º na prova e está agora na 32ª posição geral, situação que ainda não é suficiente para garantir a vaga brasileira na classe.

“Fiz uma escolha errada e saí com a vela ‘gorda’ hoje, que não é boa para ventos mais fortes e tive muitas dificuldades no contravento. Amanhã teremos mais regatas e espero subir na súmula”, declara o velejador.

Já na classe 470 masculina, onde as três duplas brasileiras ficaram na flotilha prata (a segunda metade do total de barcos) o dia também não foi dos melhores. A dupla da EBV – Equipe Brasileira de Vela, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen, teve problemas no barco e ficou na 18ª colocação na flotilha, para ocupar a 53ª posição geral. Rique Wanderley e Marco Brancher, com um 19º na regata do dia, estão em 54º geral. Henrique Haddad e Nicolas Castro obtiveram um 23º e ocupam agora a 67ª posição.

Para a sexta-feira (9) estão previstas mais duas regatas nas classes Finn e 470 Masculino e o prosseguimento dos matchs do Grupo B. No sábado (10) será encerrada a fase final e no domingo (11) rolam as Medal Races com os 10 melhores velejadores de cada categoria. Os matchs decisivos das meninas do Elliott 6M serão na sexta (16).

Da ZDL de Comunicação

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: