Pular para o conteúdo

Mundial de Vela: Brasileiras mantém chance de vaga olímpica no Match Race Feminino

Matchs decisivos começam neste sábado em Perth, na Austrália. Na Finn, Jorge Zarif pode confirmar presença em Londres nas próximas regatas

Jorginho Zarif é o mais jovem da delegação brasileira

O trio formado por Juliana Senfft, Fernanda Decnop e Luciana Kopschitz garantiu nesta sexta-feira (9) um lugar na respescagem da disputa do Match Race Feminino no Mundial de Vela de 2011 (ISAF Sailing World Championships). Um dia após suas companheiras no Grupo A, comandadas por Renata Decnop, passarem para a última fase de disputas da categoria, a outra equipe brasileira também velejou o suficiente para avançar no torneio. E com direito a uma alegria adicional. A única vitória nos cinco matchs do dia, que garantiu a sobrevida do time, veio justamente contra ninguém menos que a campeã mundial da classe, Lucy MacGregor, da Grã-Bretanha.

“Foi muito bom ganhar da Lucy. Isso nos deu mais confiança para a fase final e esperamos que nós ou a equipe da Renata (Decnop) possamos garantir logo a vaga do Brasil em Londres”, constata Juliana Senfft, filha do medalhista de prata em Los Angeles 1984, Ronaldo Senfft.

Agora, as duas equipes da EBV ficarão em um mesmo grupo de 16 times que se enfrentarão ‘todos contra todos’ para definir as posições finais a partir do 5º lugar. As duas primeiras equipes de cada grupo, EUA e Rússia no A e França e Holanda no B, se enfrentam nas semifinais. No total, oito vagas estão em jogo para Londres-2012 e as semifinalistas já estão asseguradas. As quatro vagas restantes estarão em disputa a partir de sábado (10).

A sexta-feira em Perth foi um dia perfeito para velejar. A famosa brisa do mar de Fremantle o ‘Doctor’ soprou com intensidade de 12 a 15 e a bela tarde de sol foi tudo que os velejadores de 80 nações podiam querer. E na equipe brasileira, além das velejadoras do Match Race Feminino, apenas Jorge Zarif, no Finn, e as três duplas do 470 masculino puderam aproveitar as condições da raia.

Adriana Kostiw (Laser Radial) e Patrícia Freitas (RS:X Fem.) tiveram folga, mas voltam às águas no sábado para as duas regatas que fecham a série de 10 provas do mundial.

Assim como elas, o Finn e o 470 masculino também vão definir no sábado os 10 primeiros colocados que farão parte da Medal Race no domingo (11). Apesar do bom desempenho do 470 masculino na Flotilha Prata, com Fábio Pillar e Gustavo Thiesen chegando em segundo lugar na primeira regata do dia, Rique Wanderley e Marco Brancher e Henrique Haddad e Nicolas Castro andando bem no primeiro terço da flotilha, o Brasil já deu adeus à disputa de um lugar nas Olimpíadas, restando a esperança da vaga ser conquistada no Mundial da classe em 2012.

Mais um passo – Jorge Zarif, com um 22º e um 27º lugares nesta sexta-feira, caminhou um pouco mais em direção à classificação do Brasil na classe. Jorginho está agora em 17º entre os países e 30º geral abrindo vantagem para os concorrentes diretos. No Finn são 18 vagas ao todo em disputa.

“O Jorge está velejando muito bem. Para nós é muito melhor garantir já aqui em Perth a classificação do Brasil. Ir para o Mundial 2012, a poucos meses dos jogos, sem esta definição seria muito ruim. Tomara que nas duas últimas provas, no sábado, ele nos dê esta alegria”, declara Edurado Melchert, técnico do jovem e talentoso finnista brasileiro.

Neste sábado termina a série de 10 regatas das quatro classes que abriram o Mundial de Perth: Laser Radial, RS:X F, 470 M e Finn. No domingo serão disputadas as regatas finais, as Medal Races, com pontuação dobrada e apenas os 10 primeiros classificados em cada classe. O Match Race Feminino já começa a disputa da fase final que deve seguir até quinta-feiro (15).

Da ZDL de Comunicação

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: