Pular para o conteúdo

Rolex Ilhabela Sailing Week apoia a criação do Parque Marinho de Alcatrazes

Petição pública tem apoio da organização, velejadores e sociedade. Objetivo é combinar a preservação do patrimônio ambiental com visitas monitoradas

Carlo Borlenghi registrou a regata de abertura da RISW que contorna Alcatrazes

Ilhabela (SP) – Rolex Ilhabela Sailing Week, apoiará, mais uma vez, as causas sócio-ambientais na 39ª edição, que será disputada de 7 a 14 de julho. Além de reciclar todo lixo do evento, usar adesivos biodegradáveis e orientar velejadores sobre o destino dos resíduos no Yacht Club de Ilhabela (YCI), o maior evento náutico da América Latina será importante ponto para assinatura da Petição Pública da ONG VIVAMAR relacionada à preservação e criação do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes. O processo está em tramitação em Brasília aguardando liberação do Governo Federal.

A ilha principal do arquipélago, que se parece com o Pão de Açúcar no meio do Atlântico Sul, faz parte do roteiro da competição, principalmente na regata de abertura, a Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, marcada para o dia 8 de julho. Antes da largada, todos os participantes poderão preencher o documento na entrada do YCI ou pelo site www.risw.com.br e ajudar a sensibilizar o Ministério do Meio Ambiente a agilizar o processo.

“A área é visualmente fantástica e tem importância estratégica para o meio ambiente marinho. Nosso objetivo com esta petição é mostrar que a comunidade náutica e a população quer a criação do parque e liberação da visitação monitorada. Os velejadores podem apoiar essa causa e sensibilizar as autoridades, já que são quase as únicas testemunhas da beleza do arquipélago”, explica Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI.

“Na nossa última expedição com apoio da Marinha e do ICMbio, por exemplo, encontramos três espécies diferentes de golfinhos e duas Baleias-de-Bryde. Além disso, a visibilidade da água era de incríveis 25 metros no entorno do arquipélago”, recorda em referência a expedição que saiu do clube com 20 barcos ocorrida em abril deste ano.

O Arquipélago dos Alcatrazes, monitorado pela Marinha do Brasil, fica 25 milhas distante de Ilhabela e tem o maior ninhal de pássaros do Atlântico Sul, principalmente de fragatas, mas também conta com atobás, trinta-reis,albatrozes e gaivotas. Além disso, nos 12 mil hectares, há uma presença constante de Baleias-de-Bryde, que habitam o litoral paulista e ainda não foram devidamente estudadas.

Não apenas os velejadores podem participar e apoiar a petição. Pelo endereçowww.manifestolivre.com.br é possível ajudar a causa. O Yacht Club de Ilhabela tem licença ambiental do IBAMA e da Estação Ambiental Tupinambás para a passagem e realização da Regata Eldorado Alcatrazes Marinha do Brasil. “O YCI apoia a criação do Parque tanto que há 10 anos fazemos questão de tirar licença ambiental para a regata que abre a Rolex Ilhabela Sailing Week e contorna Alcatrazes”, afirma o diretor de vela José Nolasco.

Sobre o VIVAMAR – A VIVAMAR é uma Organização Não-Governamental dedicada ao meio ambiente marinho. Surgiu informalmente em meados do ano de 2003 graças à união de vários grupos de esportistas náuticos, principalmente pescadores e mergulhadores, e tornou-se oficial a partir da fundação da entidade, em 31 de março de 2004.

Fase final de inscrições – A Rolex Ilhabela Sailing Week está na fase final de inscrições para a 39ª edição. A inscrição custa R$ 320,00 por tripulante. No site www.risw.com.br, há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro. Após o pagamento e efetivação da inscrição pela organização, o tripulante deverá enviar foto (tipo 3×4) e um rápido currículo esportivo, além de imagens, em alta resolução, do veleiro. Faça o procedimento seguindo os seguintes passos:

Nome do barco
Número da vela
Clube de Origem
Fabricante
Modelo do barco
Tamanho (pés) do barco
Informações sobre seguro
Patrocínio
Número de Tripulantes
Classe

da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: