Pular para o conteúdo

Equipe Brasileira de Vela embarca para Inglaterra em busca de medalhas

Brasil será representado por nove velejadores nos Jogos Olímpicos de Londres/2012. Regatas serão disputadas em Weymouth

São Paulo (SP) – A Equipe Brasileira de Vela, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres/2012 a partir do dia 28 de julho, viaja em cinco grupos para a Inglaterra. A modalidade, que trouxe o maior número de medalhas da história (16), terá nove representantes na raia de Weymouth, local das regatas. O único que está na Europa é o bicampeão olímpico Robert Scheidt. O parceiro dele na classe Star , Bruno Prada, segue neste domingo (15), às 23h55, para a Inglaterra. O proeiro está no litoral norte de São Paulo disputando a Rolex Ilhabela Sailing Week.

“Usei a reta final de preparação olímpica para descansar com minha família e velejar em uma outra classe (HPE). São mais de 20 meses de preparação e estamos prontos para brigar pela medalha”, diz Bruno Prada. Outros dois atletas partem no mesmo voo de Guarulhos (SP): Adriana Kostiw (Laser Radial) e Jorge Zarif (Finn). No mesmo dia, só que do Galeão (RJ), às 20h05, viaja a representante de RS:X, Patrícia Freitas.

Na segunda-feira (16), também às 23h55 de Garulhos, é a vez da dupla gaúcha de 470 Fernanda Oliveira e Ana Barbachan viajar para o país dos Jogos. “Claro que a ansiedade toma a conta nessas horas. No meu caso é ainda maior, já que farei a minha estreia nos Jogos. Mas a preparação foi bem feita e estamos prontas”, revela Ana Barbachan.

O experiente velejador Ricardo ‘Bimba’ Winicki viaja na terça-feira (17), às 20h05, do Rio de Janeiro (RJ). O atleta da classe RS:X foi um dos que treinou no mês passado em Weymouth para testar a raia olímpica. “Fiz os últimos ajustes nesse período de treinos e pude me adaptar ainda mais ao local.O nível da RS:X está altíssimo com, pelo menos, 11 atletas brigando por pódio”.

O último a deixar o Brasil será Bruno Fontes, que viaja no sábado (21), às 23h55, de Guarulhos. O atleta da Laser fará sua preparação final na capital catarinense antes das disputas. “Agora é reta final. O período de preparação em Weymouth foi muito bom e agora preciso ajustar alguns detalhes para chegar 100% na Olimpíada”, afirma.

A vela nas Olimpíadas – Como é comum nas Olimpíadas, a competição de vela não será na cidade-sede dos Jogos de Londres. As regatas estão marcadas para a cidade de Weymouth, na costa sul da Inglaterra. O local é a sede da Academia Nacional de Vela, o principal centro da modalidade no País.

A disputa começa no dia 29 de julho e termina apenas no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino. As medal races para as demais classes serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto.

Equipe Brasileira de Vela:

Classe 470 feminino
Fernanda Oliveira (19/12/1980) e Ana Barbachan(15/08/1989)
Velejadora gaúcha, Fernanda vai disputar sua quarta edição das Olimpíadas. Em Pequim/2008, ao lado de Isabel Swan, ela conquistou o bronze, a primeira medalha da vela feminina brasileira em Jogos Olímpicos. Em Londres/20012, ela velejará com nova parceira, a também gaúcha Ana Barbachan. As duas estão em décimo lugar no ranking mundial da classe 470 feminina, melhor colocação da carreira da dupla.

Finn
Jorginho Zarif (30/09/1992)
Aos 19 anos, Jorginho é o mais jovem atleta da vela brasileira em Londres. Vindo de uma família de velejadores, ele ficou próximo da vaga olímpica em Pequim/2008, mas acabou em segundo lugar na seletiva nacional. Mais experiente, em 2012 ele não deu chances aos rivais. Campeão mundial júnior em 2009, é apontado como grande revelação da vela brasileira e já foi elogiado pelo tricampeão olímpico inglês Ben Ainslie.

Laser
Bruno Fontes (25/09/1979)
O catarinense é o atual vice-líder do ranking mundial da classe Laser, após atuações regulares desde o ano passado. Os Jogos de Londres serão sua segunda experiência olímpica, após a estreia em Pequim/2008 em 27º lugar. Em 2012, seu melhor resultado foi o vice-campeonato na Semana Olímpica de Miami, nos EUA, etapa dos EUA da Copa do Mundo de vela da Isaf.

Laser Radial
Adriana Kostiw (16/03/1974)
Velejadora paulista, Adriana vai disputar em Londres sua segunda Olimpíada. A estreia foi em 2004, ao lado de Fernanda Oliveira na classe 470 – as duas terminaram em 17º lugar. Desde então, ela mudou para a classe Laser Radial. Conquistou a vaga para o Brasil no Mundial de Perth, em dezembro, e confirmou a vaga na seletiva brasileira, em Búzios, em fevereiro.

RS:X feminina
Patricia Freitas(10/03/1990)
A windsurfista carioca é uma das atletas em ascensão da equipe nacional. Disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando ficou em 18º lugar, e, no ano passado, garantiu a vaga olímpica para o Brasil no Mundial de Perth. Em 2011, ficou entre as 15 primeiras em todas as etapas da Copa do Mundo que disputou, incluindo um sexto lugar em Miami, nos EUA, e um oitavo em Medemblik, na Holanda. Na Semana Pré-Olímpica de Weymouth, no ano passado, foi a 11ª.

RS:X masculina
Ricardo Winicki, o Bimba (08/05/1980)
Um dos maios experientes da equipe, Bimba vai disputar sua quarta Olimpíada. Ele foi campeão mundial em 2007 e chega aos Jogos de Londres após meses de preparação específica para as condições de Weymouth. Em abril, por exemplo, ele trouxe ao Brasil o português João Rodrigues para treinar em Búzios. Sua melhor participação olímpica aconteceu em 2004, quando ele foi o quarto colocado.

Star
Robert Scheidt (15/04/1973) e Bruno Prada (31/07/1971)
Maiores estrelas da equipe brasileira, Robert e Prada chegam em grande momento à reta final para os Jogos de Londres. Eles acabaram de conquistar o tricampeonato mundial da classe Star, inédito no Brasil, e vêm de 12 títulos nos últimos 13 eventos disputados desde maio de 2011. Esta será a quinta Olimpíada de Scheidt, que já conquistou quatro medalhas (dois ouros e duas pratas), e a segunda de Prada, que levou uma medalha (prata). Em Weymouth, os dois vão defender o vice-campeonato olímpico conquistado em Pequim/2008.

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: