Pular para o conteúdo

Resumito: Fernanda e Ana na Medal do 470 com chances de bronze. A morte de um mestre.

Essa dupla vale ouro!! E vai disputar o bronze na sexta. Fique ligado!

Boa noite querido amigo e mais que querida amiga, na base do zaz-traz, rápido como uma flecha, vamos informando o amigo olímpico sobre os acontecidos hoje em terras de Dona Elizabeth, a segunda. Antes, porém um convite e uma homenagem a um mestre, em todas as acepções da palavra.

O professor Fernando Amorim, uma das cabeças pensantes do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ, fundador e coordenador do Polo Náutico da UFRJ (que incubou diversas empresas, como a Holos, que fabrica o Dingue e o Finn, por exemplo), idealizador do UFRJ Mar, o programa multidisciplinar que integrou a universidade e a comunidade marítima, morreu aos 57 anos de enfarto. Uma perda irreparável! Na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, às 10h, acontecerá a Missa de sétimo dia no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT), aos que acompanharam sua exemplar trajetória de amor pelo saber e pelo mar, fica o convite.

Mas voltando às raias da loucura, quer dizer… das olimpíadas, vamos a esta quarta-feira de meu deus. Por lá hoje foi dia de regatas interessantes. Para nós, foi claro, a velejada de garra e competência da dupla brasileira de 470 Feminino, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. Com o fim das dez regatas da fase classificatória, as gaúchas se garantiram na regata da medalha (sexta, às 9h) e mantiveram a quinta colocação. Na primeira de hoje, chegaram a estar em 11º na segunda boia e se recuperaram para finalizar em 5º vendo as rivais pelo bronze, as holandesas Lisa Westerhof e Lobke Berkhout, amargarem um 20º (último). Excelente para a súmula, já que elas descartavam um 18º que voltou a contar!

Na segunda do dia, porém, Fernandinha mostrou porque é uma medalhista olímpica e, após estar em 17º, pôs a faca nos dentes, subiu oito posições de uma vez, depois mais cinco no resto da prova, ultrapassou as holandesas, as francesas (também na briga pelo 3º degrau), chegou em 4º lugar e conseguiu diminuir bastante a diferença que no princípio do dia parecia intransponível. Agora, com o mesmo espírito, a dupla brasuca tem que chegar, na Medal, 5 posições à frente do barco holandês e três à frente das francesas. Impossível? Esta palavra não existe no dicionário de Fernanda e Ana. Pra frente, Brasilll!!

Nossa duplita soma agora 61 pontos perdidos. Na frente, porém, estão as francesas Camille Lecointre/Mathilde Geron, em quarto com 55, e as holandesas com 52. As neozelandesas Jo Aleh/Olivia Powrie e as britânicas Hannah Mills/Saskia Clark são as únicas com chance de conquistar a medalha de ouro. As duplas de Nova Zelândia e Grã-Bretanha chegam à regata final empatadas com 33 pontos cada e sem que ninguém possa ameaçá-las no mais alto do pódio (ouro ou prata). Ou seja, a Medal vai ser um match race particular entre as duas, quem chegar à frente sai douradinha do verão inglês. Vai pegar fogo!!

E por falar em fogo, no match feminino, que hoje definiu as semifinalistas (Austrália x Finlândia e Espanha x Rússia), as quartas de final entre Grã-Bretanha e Rússia, foi algo! Na melhor de cinco matchs, as russas saíram na frente, perderam os dois seguintes e venceram o quarto confronto em cima da linha, por centímetros. O quinto e derradeiro confronto foi digno dos anteriores e as inglesas e russas se revezaram na liderança algumas vezes. No final, deu Ekaterina Skudina e suas Elenas, a Siuzeva e a Oblova. Lindo!!

Hoje também foi dia da Medal Race do 49er e, no final o pódio ficou com Austrália, com Nathan Outteridge e Iain Jensen, no topo, Nova Zelândia no degrau prateado e Dinamarca com o bronze. Agora, só falta a regata da medalha do 470 Masculino, amanhã, a Medal Race de Fernandinha e Ana, na sexta, e as finais do Match, no sábado. Saudades já!

Fui!!

Murillo Novaes

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: