“Vela para todos” em Brasília no o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
O Núcleo de Vela Adaptada de Brasília, vinculado a Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA), filiada ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizará no próximo sábado, 22 de setembro, com apoio do Cota Mil Iate Clube, a 3ª edição do evento Vela para Todos.
A Vela para Todos celebrará o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Durante o evento, instrutores da Federação Brasiliense de Vela Adaptada realizarão aulas de Vela para pessoas com necessidades especiais, como forma de promover reflexão sobre os direitos e deveres dos cidadãos na sociedade.
Para o Presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada, Mauro Osório, a data de 21 de setembro serve como reflexão para os direitos que já foram conquistados pelas pessoas com deficiência e que o trabalho deve continuar para que sejam garantidos novos avanços.
“Este dia representa a luta do movimento das pessoas com deficiência, e se torna ainda mais emblemático pela recente conquista de inúmeras medalhas dos nossos atletas paralímpicos em Londres. Eles servem de referência aos novos atletas”, finalizou o dirigente.
Durante a Vela para Todos as pessoas com deficiência farão manobras e procedimentos relativos ao ato da navegação, onde serão transmitidas as principais características do esporte, as primeiras noções da Vela Adaptada e o papel do CPB na organização do esporte adaptado no País.
Nas edições anteriores do evento mais de 20 pessoas participaram da navegação. Organizadas em grupos, tiveram a experiência inédita de velejar em um barco à vela oceânico, manuseando todos os equipamentos de controle das velas e interagindo, dentro da equipe, com os demais tripulantes.
Além de apresentar a Vela Adaptada aos interessados, a proposta da Vela para Todos é a de descobrir potenciais novos praticantes, aumentando o número de velejadores e de possíveis representantes de Brasília nas Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Da assessoria da CPB