Pular para o conteúdo

Restam 15: Após nove dias no mar, cinco velejadores desistem da Vendée Globe (Com vídeo)

Vídeo do conserto de Alex Thomson

Os 20 velejadores solitários da Vendée Globe largaram de Les Sables D’Olonne, na França, há apenas nove dias rumo a volta ao mundo sem assistência e sem paradas, num total aproximado de três meses de competição. Porém para quatro deles a regata já acabou, antes mesmo de chegar à África.

O primeiro foi Marc Guillemot, do Safran, que quebrou a quilha com apenas 50 milhas velejadas. Sem um equipamento reserva, ele foi obrigado a desistir. No dia seguinte foi a vez de Kito de Pavant, que se chocou com um barco pesqueiro já próximo à costa portuguesa. Com o deck inteiramente danificado, ficou impossível de continuar a regata. Dois dias depois, novamente um encontro nada agradável com um barco pesqueiro acabou com a regata do mais jovem velejador desta edição, Louis Burton, de 27 anos. Na terça-feira a noite foi a vez de Sam Davies, quarta colocada na última edição, desistir e voltar para casa. Velejando no meio de uma depressão, com ventos de 35 nós, ela se preparava para colocar o terceiro rizo da vela quando, de repente, o mastro veio abaixo. Nesta segunda-feira Jérémie Beyou, do Maître CoQ, aportou em Cabo Verde por conta de um problema na quilha. Como ele precisou de assistência, teve que desistir da regata.

Dentre os sobreviventes, Alex Thomson, do Hugo Boss, teve que fazer um reparo de emergência no leme após o gerador hidráulico quebrar. Javier Sansó, do Acciona 100% EcoPowered, conseguiu voltar a velejar após problemas na mestra, que caiu.

Enquanto isso, a briga pela primeira coloção está acirrada. Armel Le Cleac’h, do Banque Populaire, segue na liderança, seguido por Fraçois Gabart, do Macif, e Jean Pierre Dick, do Virbac Paprec 3. Eles velejam pela região dos Doldrums, conhecida pelos ventos fraquíssimos, a menos de cinco nós de velocidade.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: