Pular para o conteúdo

Martine Grael e Kahena Kunze estreiam com vitória na Semana Brasileira de Vela

Dos arquivos de Fred Hoffmann, as FX mais rápidas do velho oeste.

Dos arquivos de Fred Hoffmann, as FX mais rápidas do velho oeste.

Dia claro, temperatura de 39 graus e sensação térmica de 50, com vento de 12 a 14 nós (de 21 a 25 km/h) de leste – sueste. Este foi o cenário do primeiro dia da Semana Brasileira de Vela, evento que definirá quem serão os integrantes da equipe olímpica brasileira durante o ano de 2013. O evento, que seguirá até a próxima sexta-feira (22), reúne brasileiros e estrangeiros na baía de Guanabara, mesma raia das Olimpíadas do Rio, em 2016. Das dez classes olímpicas, apenas o Nacra 17 não está velejando, uma vez que nenhum barco foi entregue no Brasil.

Outra classe nova na raia é a 49er FX, que também estreará em olimpíadas nos Jogos do Rio. Na liderança do evento estão Martine Grael e Kahena Kunze, líderes do ranking mundial. As meninas somaram três primeiros lugares neste início de competição e seguem animadas na busca da vaga.

“Estamos velejando com tranquilidade, para garantir que nada dê errado. Nós temos uma boa vantagem para a outra dupla feminina, e precisamos ter calma para administrar isso”, disse Martine, filha do multimedalhista Torben Grael.

Apesar de ser um barco com área velica menor, o 49er FX corre as regatas junto com o 49er, classe masculina. Por isso as meninas aparecem em 5º lugar geral na súmula. Os líderes são os dinamarqueses Allan Norregaard e Anders Thomsen. O brasileiro André Fonseca e o portuga Francisco Andrade aparecem em segundo.

Outra classe que tem estrangeiros é a RS:X masculina. Dos 13 inscritos, apenas cinco são brasileiros. Isso porque entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março a cidade de Búzios, na região dos lagos, Rio de Janeiro, será sede do Mundial da Classe. Enquanto não vão para lá, o inglês Nick Dempsey e o israelense Nimrod Maschiah lideram a competição na raia olímpica. O brasileiro Ricardo Winick, o Bimba, aparece em terceiro na súmula. Entre as meninas, a líder é Patrícia Freitas, representante brasileira nos Jogos de Londres.

Nas outras classes, os favoritos largaram na frente. Na Laser Standard, Robert Scheidt lidera com três pontos de vantagem sobre Bruno Fontes. Na Radial, Adriana Kostiw assumiu a ponta, com Fernanda Decnop em segundo. Na 470 masculina, a briga é de gaúchos, com Fabio Pilar e Samuel Albrecht em primeiro e Geison Mendes e Gustavo Thiesen em segundo. Entre as meninas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão empatadas com Renata Decnop e Isabel Swan. Na Finn, Jorginho Zarif é o primeiro, com Bruno Brada em segundo.

Da Velassessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: