Pular para o conteúdo

Melhores velejadores do mundo disputam o Mundial de RS:X em Búzios

Evento será disputado em Manguinhos entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março

Patrícia e Marina em duelo na praia baía de Guanabara

Patrícia e Marina em duelo na praia baía de Guanabara

Búzios – A partir do dia 28 de fevereiro os melhores velejadores de RS:X do mundo estarão reunidos em Manguinhos, Búzios, para a disputa do Mundial da classe. As regatas estão programadas para começar no sábado, dia 2 de março. No total, 41 mulheres e 65 homens, de 28 países estarão presentes na competição.

Uma das promessas brasileiras é Ricardo Winicki. Bimba, como é conhecido, representou o Brasil nos Jogos deLondres e em outras três olímpiadas, foi ouro na prancha a vela em três jogos pan-americanos, foi campeão mundial da classe em 2007 em Cascais, vice duasvezes e sempre figura entre os tops do windsurfe olímpico. Bimba competirá em casa. Ele mora na cidade e tem o Búzios Vela Clube, sede da competição, como base de treinos durante o ano. Apesar de conhecer bem a raia, ele sabe que sua vida não será fácil.

“Estou me sentindo bem fisicamente e a expectativa é boa, quero terminar entre os cinco primeiros”, disse ele. Nomes como o inglês Nick Dempsey, prata nas últimas olimpíadas ebronze em Atenas 2004, o israelense Nimrod Maschiah e o grego Byron Kokkalanis já estão em Búzios há algum tempo, treinando com Bimba.

“Eles são meus concorrentes diretos e o que temos é uma parceria. Quando alguém quer testar um equipamento novo, precisa ter outra pessoa rápida do lado. Então procuramos ficar uma hora dentro d’água treinando velocidade e depois fazemos regatas. Quanto maior o nível dos atletas, mais a gente se puxa”, completa.

Maschiah e Kokkalanis conquistaram, no último dia 22, a Semana Brasileira de Vela, competição em que Bimba ficou em terceiro e garantiu por mais um ano a vaga na equipe olímpica nacional.

Mas não é só entre os homens que o Brasil está bem representado. Patrícia Freitas, que também esteve nos Jogos de Londres e de Pequim, mostrou que está bem treinada ao vencer, na Semana Brasileira de Vela, a espanhola Marina Alabau, medalha de ouro na Inglaterra. No último Mundial Patrícia foi 31ª colocada e espera melhorar o resultado, correndo numa raia em que está acostumada a velejar.

Programação – O evento começa dia 28 de fevereiro, com as inscrições e medições. No dia 1º de março será realizada a regata treino, que não conta na pontuação geral. Do dia 2 ao dia 5 estão previstas até três regatas por dia, totalizando 12 provas na fase classificatória. No dia 6 será realizada a medal race, em que participam apenas os dez melhores colocados e tem pontuação dobrada.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: