Pular para o conteúdo

Tudo pronto para o Mundial de RS:X em Búzios

Estrelas internacionais da prancha olímpica já estão na cidade para a abertura do campeonato nesta sexta-feira

A flotilha de RS:X

A flotilha de RS:X

Búzios – A quinta-feira foi marcada por ventos fracos em Maguinhos, raia onde será disputado a partir desta sexta-feira o Mundial de RS:X. A regata de abertura, como manda a tradição, não contará pontos, porém a maioria dos velejadores deverá ir para a água para se aclimatar ao campo de regatas. A série classificatória começa no sábado, com a previsão de até três regatas por dia.
Enquanto a competição não começa para valer, os velejadores aproveitaram o dia nublado e de poucos ventos para relaxar e preparar seus equipamentos.

“A previsão indica que o campeonato começará com vento fraco e a chance de terminar com vento bem forte é grande. Acredito que no decorrer do evento ele fique na média, entre 8 e 16 nós, o que aumenta as chances do Bimba e da Patrícia Freitas”, disse Fernando Pasqualin, treinador do Bimba, em referência aos dois atletas que representaram o Brasil nos Jogos de Londres.

Esta é a primeira vez que um campeonato deste nível é realizado na América do Sul e, por conta da distância, o número de inscritos é menor do que o do Mundial do ano passado. “Apesar de ter menos velejadores, o nível está bem mais alto. Quem sabe veremos aqui o primeiro bicampeão mundial”, completa Fernando lembrando o fato que desde 2006, ano do primeiro mundial da classe, os vencedores sempre foram diferentes velejadores.

A classe, que surgiu em 2005, e fez parte dos jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, chegou a ficar fora do programa olímpico para 2016, mas foi reintroduzida pela federação internacional. No total, 41 mulheres e 65 homens, de 28 países estarão presentes na competição.

“O Mundial será o primeiro grande evento do ciclo 2016 e o primeiro desde que a classe foi readmitida no programa olímpico. A expectativa é boa, já que grandes nomes da modalidade, que haviam mudado de classe, voltaram e disputarão o Mundial aqui em Búzios”, afirma Cuca Sodré, gerente de regatas do evento.
A regata de abertura está programada para as 13 horas e a cerimônia de abertura, para as 20h, no Búzios Vela Clube, em Manguinhos.

O 7º Campeonato Mundial de RS:X tem o patrocínio da prefeitura de Búzios, Pro Lagos, Instituto Equipav, Aegea, incentivo da Lei Federal de Apoio ao Esporte e apoio da Wöllner, Rider, Hannover Vinhos, Bodega Ruca Malen.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: