Pular para o conteúdo

Em dia clássico de Búzios, Bimba vence regata no Mundial de RS:X. Byron Kokkalanis, da Grécia, lidera.

O sol e o vento voltaram a aparecer na raia de Manguinhos e com ótimos resultados, o velejador brasileiro mostrou porque gosta de competir em casa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Búzios – O segundo dia de regatas do 7º Mundial de RS:X foi típico de Búzios, sede da competição. O vento leste de 15 nós permitiu que a Comissão de Regatas realizasse as três provas programadas, com uma média de duração de 30 minutos cada. Velejando em casa, nas condições que gosta, Ricardo Winicki, o Bimba,venceu a primeira regata do dia, somou mais um terceiro e um quarto lugares e subiu para a 5ª posição geral com cinco regatas corridas. Já computando o descarte do pior resultado.

“O vento estava um pouco mais constante e velejei mais tranquilo hoje. Fui um dos únicos que arriscou pegar a rajada da ponta da Sapata, mais pela direita da raia, na primeira regata. E acabei vencendo. Na segunda, fiz a regata inteira em quarto, passando o francês no último popa. Já na última, consegui dar uma largada ótima e fiz a regata brigando o tempo inteiro com o Dorian Van Rijsselberge e com o Nick Dempsey, ouro e prata nos Jogos de Londres, e o resultado foi bom”, comemora ele.

Quem também velejou bem foi o inglês Dempsey. Com o descarte, que mudou bastante a súmula, ele aparece no terceiro lugar geral, a dois pontos do líder, o grego Byron Kokkalanis, que recentemente foi vice campeão da Semana Brasileira de Vela na raia olímpica de 2016 no Rio de Janeiro.

“Ontem eu tive um dia satisfatório, não foi o que eu esperava, mas não está tão ruim. Hoje consegui me recuperar, conquistando um sexto e dois segundos lugares. O vento estava um pouco rondado, mas estava bom. A disputa será basicamente entre eu e o Dorian”, disse Dempsey.

Feminino – As meninas também tiveram três regatas e a inglesa Bryony Shaw assumiu a ponta. A francesa Charline Picon, lamenta ter perdido a liderança. “Fazia tempo que não velejava nestas condições, então serviu como um teste para mim. Eu não vencia uma regata também há um bom tempo e ontem consegui ganhar as duas. Hoje foi um pouco mais complicado, na terceira regata cometi um erro, que me custou caro. Eu estava ao lado da britânica, porém errei o contravento e acabei na 13ª colocação”, disse ela.

Entre as brasileiras, Patrícia Freitas foi a melhor colocada e ocupa a 13ª colocação geral. Ela teve um inicio de dia bom, com um nono e um sétimo lugares, mas na terceira regata não conseguiu fazer uma boa largada e acabou terminando na 18ª colocação.

Com as duas regatas deste sábado, as flotilhas masculinas chegam ao final da fase classificatória e a partir desta segunda-feira serão divididas em dois grupos: ouro, com os 50% melhores colocados, e prata, com a metade final dos velejadores. As meninas continuarão velejando em flotilha única até terça-feira (5/3). Na quarta (6/3), os dez primeiros colocados dos meninos e das meninas disputam a medal race, a regata final que tem pontuação dobrada e não pode ser descartada.

Nesta segunda-feira estão previstas mais três regatas, com largada a partir das 12h. A meteorologia indica que o vento permanecerá na mesma intensidade deste domingo, de 12 a 15 nós, do quadrante leste.

O 7º Campeonato Mundial de RS:X tem o patrocínio da prefeitura de Búzios, Pro Lagos, Instituto Equipav, Aegea, incentivo da LeiFederal de Apoio ao Esporte e apoio da Wöllner, Rider, Hannover Vinhos e Bodega Ruca Malen.

Resultado fase classificatória flotilha masculina após cinco regatas e um descarte:
1.     Byron Kokkalanis, GRE, 9 pontos perdidos
2.     Dorian Van Rijsselberge, NED, 10 pp
3.     Nick Dempsey, GBR, 11 pp
4.     Piotr Myszka, POL, 11 pp
5.     Ricardo Winick, BRA, 14 pp

Resultado flotilha feminina após cinco regatas e um descarte:
1.     Bryony Shaw, GBR, 10 pontos perdidos
2.     Charline Picon, FRA, 13 pp
3.     Lee-El Korsiz, ISR, 14 pp
4.     Maayan Davidovich, ISR, 23 pp
5.     Qiaoshan Weng, CHN, 23 pp

Para ver os resultados completos, clique aqui

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: