Pular para o conteúdo

País de Gales se antecipa e coloca Cardiff como cidade-sede da Volvo Ocean Race 2017-18

Vista aérea da marina

Vista aérea da marina

A cidade de Cardiff será sede de uma parada da 13ª edição da Volvo Ocean Race, que só ocorrerá na temporada de 2017-18. A Volta ao Mundo visitará pela primeira o País de Gales, mas a regata já passou anteriormente pelo Reino Unido. A organização escolheu os galeses após um processo seletivo que envolveu mais de 80 portos do planeta. “É fantástico poder de anunciar que a regata vai parar mais uma vez em águas britânicas. Temos certeza de que será emocionante a estreia em Cardiff”, disse o chefe de operações, Tom Touber. A Volvo Ocean Race esteve pela última vez no Reino Unido na edição 2005-06.

“A competição entre os países para sediar uma parada da Volvo Ocean Race é muito acirrada. São mais de 80 portos envolvidos no processo para as duas próximas edições. Os galeses de Cardiff fizeram uma proposta particularmente interessante para ser uma das stopovers da Europa. A cidade tem excelentes instalações esportivas e certamente terá muito envolvimento local. Estou certo de que será uma parada inesquecível”.

O anúncio de Cardiff como cidade-sede de 2017-18 foi feito nesta quarta-feira, no País de Gales. Além de Tom Touber, a cerimônia contou com Edwina Hart, responsável pela pasta de Negócios, Empresas, Tecnologia e Ciência do governo de Gales, Heather Joyce, que é líder dos vereadores, e Huw Thomas, membro do Conselho de Ministros de Esportes, Lazer e Cultura.

A Volvo Ocean Race fez uma pequena pausa nos anúncios das cidades-sede da edição 2014-15, que começa no segundo semestre do ano que vem. Até o momento, são oito stopovers escolhidas. A Volta ao Mundo estreou em 1973 na cidade Portsmouth, no Reino Unido. Na época era chamada de Whitbread. Hoje, a sede do evento não é mais na Inglaterra e sim na Espanha, na cidade de Alicante, Espanha.

A ministra Edwina Hart comemorou a escolha de Cardiff como sede da Volvo Ocean Race: “A regata é um evento verdadeiramente mundial e sua parada em Cardiff será um marco histórico para a cidade e para o País de Gales. O governo galês está totalmente empenhado em sediar a Volta ao Mundo”, disse. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Volvo Ocean Race e seus parceiros. A cidade de Cardiff e a autoridade portuária local irão fazer uma regata Classe A”.

“A Volvo Ocean Race irá gerar um impulso econômico importante para o País de Gales. Estamos ansiosos para receber os milhares de turistas e amantes da vela, que acompanham a competição. Certamente os visitantes irão ver uma capital vibrante, rica em cultura e diversidade”, completou Edwina Hart.

A parlamentar Heather Joyce concordou com a afirmação da ministra: “A regata vai trazer centenas de milhares de visitantes para a cidade. A economia local será impactada diretamente. Sediar um dos campeonatos mais importantes da vela demonstra a capacidade de Cardiff de realizar grandes eventos esportivos internacionais. Vamos também proporcionar uma oportunidade única para os nossos atletas, principalmente os velejadores, que poderão ter aproveitar o legado da Volvo Ocean Race”. Embora Cardiff seja a primeira parada britânica em 10 anos de lacuna, a Volvo Ocean Race manteve fortes laços com sua antiga casa.

Os barcos de design único batizados de Volvo Ocean 65 serão usados nas edições de 2014-15 e 2017-18. Os veleiros estão sendo construídos por um consórcio liderado pelo estaleiro Green Marine perto de Southampton, na costa sul da Inglaterra. Os outros três estaleiros participantes são Persico (Itália), Decision (Suíça) e Multiplast (França).

A 12ª edição da Volvo Ocean Race tem oito stopovers confirmadas até agora. A regata começa em Alicante (Espanha) e depois passa por Recife (Brasil), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport, Rhode Island (Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e termina em Gotemburgo (Suécia).

A organização da Volvo Ocean Race vai anunciar nas próximas semanas as cidades-sede restantes para a edição 2014-15 da Volta ao Mundo.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: