Pular para o conteúdo

Veleiros do Sul recebe Sul-americano de Optimist 2013

Porto Alegre recebe entre os dias 21 e 31 de março o Campeonato Sul-americano de Optimist. Com realização do Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA) a competição contará com cerca de 140 participantes de 14 países que chegam a Capital nas próximas semanas. Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, Honduras, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela contarão com representantes na raia do Cristal, no Guaíba.

Criada na década de 1960, o Optimist é uma das classes mais populares da vela por ser o ponto de partida, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança.

Integram a classe jovens velejadores com idades de 10 a 15 anos que passaram por seletivas em seus países para poderem disputar o sul-americano. No Veleiros do Sul quatro velejadores obtiveram a classificação para o campeonato no Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro: o vice-campeão Gabriel Lopes, Tiago Quevedo, Erik Hoffmann e Ana Paula Lutz do Canto.

O Clube trabalha na organização do evento há um ano, quando foi escolhido como sede na última edição da competição realizada na Argentina. O Veleiros do Sul irá oferecer aos atletas serviço completo, que vai de recepção, com transfer do aeroporto ao local da competição, hospedagem em alojamentos internos e externos até a alimentação para a garotada. O Clube também disponibiliza rede wi-fi liberada para que os atletas possam se comunicar via internet com facilidade, o que dá tranquilidade aos pais que ficam na torcida de longe. Recentemente a comodoria ampliou os alojamentos passando a comportar até 90 velejadores na própria sede evitando desgaste com deslocamentos.

Às vésperas do campeonato, o comodoro Cícero Hartmann comenta sobre o desafio de sediar uma competição de porte continental: “Um campeonato de optimist desta magnitude exige muita organização e planejamento. Acompanhamos o trabalho e o esforço de nossa equipe esportiva e administrativa desde outubro de 2012. Sem dúvidas o Veleiros do Sul está apto para realizar esse evento. O legado dessa competição será o despertar das crianças para o esporte da vela. Vale a pena conferir a coragem dos pequenos velejadores e torcer pelos nossos “grandes” representantes da Flotilha Minuano, qualificada como a melhor do Brasil em 2013”, orgulha-se.

No site http://www.optisulam2013.com.br os atletas e o público em geral poderão encontrar informações sobre o campeonato e resultados, contatar a organização e se atualizar com as últimas fotos, vídeos e notícias de cada dia de competição.

O campeonato – Serão dois os módulos na competição: individual e por equipes.

Sul-americano Individual — OPTIMIST INDIVIDUAL SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP (ISAM)
Cada país pode inscrever 15 velejadores (com exceção do país sede, o Brasil, com 30 velejadores). Serão disputadas 12 regatas que terá um descarte. Como a posição conquistada corresponde a pontuação na regata, quem pontuar menos obtém a melhor classificação, (ex: quem chega em primeiro lugar, ganha um ponto, em segundo dois pontos e assim por diante). As disputas ocorrem nos três primeiros e nos dois últimos dias de competição.

Sul-americano por equipes — OPTIMIST TEAM RACING SOUTH AMERICAN CHAMPIONSHIP (TRSAM)
Cada equipe composta de no máximo quatro velejadores e um reserva compete no formato de eliminatória dupla. Serão 16 equipes no máximo, disputando umas contra as outras.

OPTIMIST NATIONS CUP
Disputa paralela por equipes onde competem velejadores de países de fora da América do Sul. As regatas ocorrem paralelamente às regatas do sul-americano em raias separadas.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: