Pular para o conteúdo

Porto Alegre finaliza os preparativos para o Sul-Americano de Optmist

Porto Alegre recebe entre os dias 21 e 31 de março o Campeonato Sul-americano de Optimist. Com realização do Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA) a competição contará com cerca de 140 participantes de 14 países que chegam a Capital nas próximas semanas. Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, Honduras, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela contarão com representantes na raia do Cristal, no Guaíba. O clube Veleiros do Sul foi o local escolhido para a competição que integra diversas culturas e une jovens velejadores de diversos países.

Criada na década de 1960, o Optimist é uma das classes mais populares da vela por ser o ponto de partida, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança.

Integram a classe jovens velejadores com idades de 10 a 15 anos que passaram por seletivas em seus países para poderem disputar o sul-americano. No Veleiros do Sul quatro velejadores obtiveram a classificação para o campeonato no Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro: o vice-campeão Gabriel Lopes, Tiago Quevedo, Erik Hoffmann e Ana Paula Lutz do Canto.

O Clube trabalha na organização do evento há um ano, quando foi escolhido como sede na última edição da competição realizada na Argentina. O Veleiros do Sul irá oferecer aos atletas serviço completo, que vai de recepção, com transfer do aeroporto ao local da competição, hospedagem em alojamentos internos e externos até a alimentação para a garotada. O Clube também disponibiliza rede wi-fi liberada para que os atletas possam se comunicar via internet com facilidade, o que dá tranquilidade aos pais que ficam na torcida de longe. Recentemente a comodoria ampliou os alojamentos passando a comportar até 90 velejadores na própria sede evitando desgaste com deslocamentos.

Às vésperas do campeonato, o comodoro Cícero Hartmann comenta sobre o desafio de sediar uma competição de porte continental: “Um campeonato de optimist desta magnitude exige muita organização e planejamento. Acompanhamos o trabalho e o esforço de nossa equipe esportiva e administrativa desde outubro de 2012. Sem dúvidas o Veleiros do Sul está apto para realizar esse evento. O legado dessa competição será o despertar das crianças para o esporte da vela. Vale a pena conferir a coragem dos pequenos velejadores e torcer pelos nossos “grandes” representantes da Flotilha Minuano, qualificada como a melhor do Brasil em 2013”, orgulha-se.

No site www.optisulam2013.com.br os atletas e o público em geral poderão encontrar informações sobre o campeonato e resultados, contatar a organização e se atualizar com as últimas fotos, vídeos e notícias de cada dia de competição.

Da assessoria do VDS

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: