Pular para o conteúdo

Atrevido vence a regata de abertura da Rolex Ilhabela Sailing Week

Regata Renato Frankenthal da classe HPE 25 foi marcada por vetos fracos

Fred Hoffmann registrou a largada da classe HPE em Ilhabela

Fred Hoffmann registrou a largada da classe HPE em Ilhabela

Ilhabela – O primeiro dia de regatas da classe HPE 25 na Rolex Ilhabela Sailing Week não foi fácil para ninguém. O vento esteve fraco durante todo o percurso e muitos barcos acabaram desistindo da prova. Dentre os que terminaram, o Atrevido, de Fabio Bocciarelli, campeão em 2011, foi o primeiro colocado.

A largada da regata foi dada às 10h, em frente ao píer da Vila. A flotilha optou em ir para São Sebastião para fugir da corrente vazante, porém o vento de menos de cinco nós (9 km/h), fez com que os barcos ficassem parados ou andassem para trás.

Três HPEs, no entanto, optaram em voltar para Ilhabela, onde acabaram conseguindo pegar um ventinho, ainda que fraco. Com isso eles abriram uma grande vantagem sobre os outros concorrentes e conseguiram montar o farolete No 2, quase na ponta da Sela, no extremo sul da Ilha, primeira marca do percurso. A regata, então, foi encurtada e a chegada foi transferida do mesmo ponto de partida para o farol dos Moleques, nas proximidades da balsa.

Como o vento acabou novamente, apenas 14 barcos conseguiram completar a regata. Os outros 10 foram obrigados a desistir, pois o prazo limite se encerrava às 17h e muitos nem se quer montaram a primeira marca.

“Esta regata foi uma loteria. Nós conseguimos dar sorte e atravessar o canal”, disse Eduardo Mangabeira, do Fit to Fly, segundo colocado.

Apesar de cansados, os ingleses comandados por Richard Adams, estreantes em águas brasileiras, adoraram a regata. “Ainda não conseguimos conhecer direito a classe, pois os barcos estavam muito longe uns dos outros, mas ficamos bem felizes com a regata. A vista da ilha é linda!”, disse ele. A equipe terminou a regata na 10ª colocação.

Nesta segunda-feira os velejadores estarão de folga, só retornando para a água na terça, para a disputa de regatas barla-sota. A previsão indica que o tempo começará a ficar chuvoso e que o vento deverá aparecer novamente.

Resultado da regata Renato Frankenthal:

  1. Atrevido, Fernando Bociarelli
  2. Fit to Fly, Eduardo Mangabeira
  3. Artemis, Luis Castelari
  4. Ginga, Breno Chvaicer
  5. Magoo, Augusto Falletti

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: