Pular para o conteúdo

Samuel Albrecht e Caroline Boening são a nova aposta brasileira do Nacra 17

O Veleiros do Sul é o primeiro clube gaúcho a contar com barco da classe olímpica Nacra 17. A dupla formada por Samuel Albrecht e Caroline Boening iniciou nesta quinta-feira a montagem do catamarã de tripulação mista que fará parte da Olimpíada Rio 2016. O Nacra 17 é a volta dos multicascos ao programa de vela olímpico.

“É a tendência da vela atual, pode-se ver que as maiores competições mundiais, como America’s Cup, Extreme Sailing, são feitas com este tipo de barco. Por serem velozes com ventos fracos ou fortes, não nos tornamos reféns das condições do vento, e regatas muito emocionantes por sua rapidez”, diz Samuca.

Eles nunca velejaram nesta classe e por isso tudo é novidade sobre como se comporta nas manobras. O trabalho da dupla agora se intensificará para o próximo ciclo olímpico. “Temos que recuperar o tempo parado, meu contato mais próximo com o Nacra foi quando velejei de F18 (catamarã semelhante) em junho passado no Rio”, diz Samuel.

A Nacra 17 tem um pouco mais de um ano. Em julho passado foi realizado o primeiro campeonato mundial, na Holanda. Os vencedores foram os franceses Billy Besson e Marie Riou. Os brasileiros Clínio de Freitas e Claudia Freitas ficaram em 30º. Para Samuca apesar de ser nova, a classe já conta com muita gente de alto nível que migrou de outros multicascos. “Um exemplo é o espanhol Iker Martinez que já passou pelo catamarã Groupama e agora está na Nacra, assim como outros”, compara.

O Nacra 17 é fabricado na Holanda e seu projeto é considerado arrojado. Os cascos possuem desenhos para que a proa fure as ondas, resultando menor arrasto na água. As suas bolinas são curvadas, que permitem menor atrito do barco na água, tanto no contravento como no vento a favor e melhor controle do barco em condições de vento extremas. O mastro é de fibra de carbono.

Os treinos no Guaíba iniciarão na próxima semana e eles já têm um desafio em casa. Em novembro, de 7 a 10, o Veleiros do Sul realizará o primeiro Campeonato Sul-Americano da classe Nacra 17, com a participação de tripulações do Brasil, Argentina e Venezuela. Deverá ter a presença da argentina Cecília Saroli, que está entre as 10 melhores da classe.

Do VDS

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: