Brasileiros dominam primeiro dia do Mundial Junior de Snipe
Evento está sendo disputado no Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com a presença de 27 equipes de oito países
Rio de Janeiro – Começou nesta segunda-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro o Mundial Junior de Snipe. Por conta do vento fraco, as 27 duplas inscritas esperaram por mais de uma hora até a largada da única regata do dia. Os brasileiros dominaram a prova, conquistando da primeira a quarta colocação. Os cariocas João Bulhões e João Pedro Paiva foram os vencedores, seguidos por Lucas Mesquita e Douglas Gomm e Tiago Brito e Breno Abdulklech.
Apesar de estar agendada para as 13h, a largada só pôde ser dada por volta das 14h30, quando o vento apareceu. Durante toda a tarde ele não passou dos 10 nós (18 km/h) e, por isso, a Comissão optou por fazer apenas uma regata, com cinco pernas.
Grande parte da flotilha, incluindo a equipe brasileira, escolheu seguir pelo lado esquerdo da raia, mais próximo à Niterói, e a tática deu certo. Já na primeira boia, as cinco primeiras duplas eram do Brasil, até a última perna, quando o vento diminuiu e dificultou a vida dos velejadores.
Para João Bulhões, que começou a regata na quinta colocação, não foi fácil vencer. “Conseguimos passar o Lucas e o Douglas na segunda montagem de boia e acertamos as rondadas do vento, mas no final ficamos preocupados em marcar o Tiago e quase fomos ultrapassados.”
Apesar de ter treinado apenas três dias antes do início do Mundial , em um dia de vento fraco como hoje, João acaba levando vantagem, pois está fazendo campanha olímpica de Nacra 17 e está treinando na baía de Guanabara há dois meses, conhecendo bem as peculiaridades do local.
“A verdade é que o João errou menos do que todo mundo e, por isso, ganhou a regata. Não adianta velejar rápido para o lado errado da raia. Ele acertou direitinho na tática”, comentou Lucas.
Quem também surpreendeu foi a dupla japonesa Tatsuya Hirakawa e Waratu Hanakoa. Por serem mais leves, os dois conseguiram se recuperar de uma primeira montagem ruim, terminando a regata na quinta colocação.
Para esta terça-feira estão previstas duas regatas, com largada a partir das 13h. A previsão é de que o dia esteja como hoje, com no máximo 10 nós.
Resultados após uma regata:
- João Bulhões e João Pedro Paiva, Brasil, 1 ponto perdido
- Lucas Mesquita e Douglas Gomm, BRA,2 pp
- Tiago Brito e Breno Abdulklech, BRA, 3 pp
- Bernando Assis e Pedro Leão, BRA, 4 pp
- Tatsuyaq Hirakawa e Waratu Hanaoka, JPN, 5 pp
- Charlie Bess e Pere Puig, USA, 6 pp
- Juliana Duque e Jonathan Lehrke, 7 pp
- 8. Marta Hguera e Angela Higuera, ESP, 8pp
- Takuya Shimamoto e Keisuke Kushida, JPN, 9 pp
- Ricardo Paranhos e Felipe Rodovalho, BRA, 10 pp
Os Campeonatos Mundiais Jr e Sênior da classe Snipe têm a organização do ICRJ, SCIRA Brasil, CBVela e apoio da Olimpic Sails