Pular para o conteúdo

Regata da Escola Naval será realizada dia 13 de outubro

O maior evento náutico da América Latina deverá reunir este ano cerca de 850 embarcações na Baía de Guanabara. A tradicional Regata Escola Naval chega a sua 68ª edição no próximo dia 13 de outubro e traz novidades: incluiu este ano uma prova de Stand-up Paddle, nas categorias profissional e amador, divididos em masculino e feminino. Haverá percursos distintos para cada categoria, com largada nas proximidades da Escola Naval, passagem pela Enseada de Botafogo, Praia da Urca e a Laje, na saída da Baía de Guanabara.

Organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, a regata, criada em 1946 com o nome de Taça Escola Naval, representa uma grande confraternização entre velejadores. Mais de dois mil atletas, entre canoístas e velejadores são esperados,  além de competidores estrangeiros do Chile, Holanda, Portugal, Uruguai, Equador e Argentina.

Participam desde grandes veleiros de oceano aos monotipos, além de diversas modalidades de canoagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Grêmio de Vela da Escola Naval (http://www.gven.org.br) ou no dia da regata, até as 11h, nos postos de inscrição montados na Escola Naval e nos clubes coirmãos.

Crianças atendidas por projetos sociais também encontram espaço para conhecer e praticar o iatismo. Jovens que integram os projetos Grael, Mar Vip Social e Navega São Paulo terão participação ativa na regata.

No dia 13, às 8h30, a programação terá início com a largada do Stand-up Paddle e na sequência, a XXIV Meia-Maratona de Canoagem Oceânica de Villegagnon. Às 09h, os competidores iniciam a regata de veleiros radio controlado. E, às 13h, será dada a largada para a principal regata, reunindo barcos de diferentes classes. A premiação dos vencedores acontece no dia 23 de outubro, durante uma confraternização na Escola Naval.

Aberto ao público, o evento deverá levar à Ilha de Villegagnon cerca de três mil visitantes. A programação conta com diferentes atrações, como exposição de grande variedade de material militar da Marinha, incluindo equipamentos de mergulho, helicópteros, mísseis e carros de combate. São montadas tendas de exposição de organizações militares da Marinha e de empresas parceiras do evento. Destaque também para as apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, Banda Marcial do Colégio Dom Oton Mota e bandas de outras Organizações Militares, apresentação do grupo de dança Tereza Petsold, apresentação de cães da Companhia de Polícia, desfile de moda e praça de alimentação com atrações musicais. São programadas, ainda, várias atividades esportivas e recreativas para a garotada, como escalada “indoor”, lutas marciais, espaço kids, esgrima e gincanas.

Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), CAPEMISA, FEMAR, TRANSPETRO, FHE/POUPEX, Estaleiro BRASA, Instituto Mackenzie e Caixa Econômica Federal.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: