Pular para o conteúdo

HPE25 celebra 10 anos de história no 16º São Paulo Boat Show

Para comemorar o sucesso do barco one design, projeto desenvolvido pelo conceituado arquiteto naval Javier Soto Acebal, será realizado um coquetel no maior evento náutico da América Latina, dia 18 de outubro

O primeiro HPE25 (High Performance Equipament), projeto idealizado pelos empresários Eduardo Souza Ramos e Felipe Furquim, estreou nos mares de Ilhabela, em 2003. Dois anos depois, em 2005, o veleiro, com design arrojado, já estava pronto para a primeira competição e formar o que é hoje: uma das classes que mais cresce e presente nos principais campeonatos do País. Para comemorar os 10 anos dessa trajetória de sucesso, um coquetel será realizado no São Paulo Boat Show, dia 18 de outubro, a partir das 19h, no Espaço dos Desejos.           

“Velejava na Bahia, próximo a Trancoso, em uma praia deserta. Seguidas vezes sozinho em meu Laser, sempre ouvia comentários de preocupação que minha mulher tinha por sumir no horizonte em um barco que poderia facilmente virar. Pensei, então, por que não fazer algo parecido por aqui e trocar as minhas velejadas por um barco mais seguro?”, comentou Eduardo Souza Ramos. 

Com essa ideia na cabeça, Eduardo encontrou Felipe Furquim e dividiu o que havia pensado. “Imaginei como fator de segurança a quilha fixa, mas que pudesse subir para eu tirar na praia, como o Melges.  Que a buja enrolasse e que o barco andasse razoavelmente só de grande, caso o vento ficasse muito forte”, contou Eduardo.

Interessado com a proposta, Felipe Furquim comentou do conceituado arquiteto naval, Javier Soto Acebal, com quem poderiam conversar sobre as ideias, colocá-las no papel e, em seguida, desenvolver o protótipo. O que era para ser um barco exclusivo para Eduardo Souza Ramos, passou a ser um projeto para uma nova classe: a HPE25.  

“Tinha que ser muito diferente do que já existia no mercado, então, criamos o conceito e depois pensamos em como seria. Precisava ser inovador, prático para transportar, fácil de velejar e com um design único para igualar todos os competidores. O que fez com que desse certo”, complementou Felipe Furquim.

Para ficarem dentro da realidade brasileira, aboliram materiais exóticos (carbono) e o bow sprit (retrátil), mas sempre pensando em como manter o charme da “planada”. A construção do HPE25 traz também a construção de alta tecnologia com processo de infusão e uso de materiais de primeira linha que, mesmo com o passar do tempo, permite que o barco mantenha o mesmo desempenho por garantir a rigidez estrutural.

Em 2003, o HPE estava na água para os primeiros testes. Após alguns ajustes, dois anos depois, já marcava sua estreia como uma nova classe nos campeonatos de vela. Com dez anos de história, o HPE25 forma hoje uma flotilha com 57 barcos distribuídos em oito grandes cidades (Ilhabela, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília) e está presente nos principais eventos, como a Semana Internacional de Vela, a Copa Suzuki Jimny de Vela e foi o barco escolhido para as competições da 5ª edição dos Jogos Militares Mundiais.

Com 25 pés e espaço para até quatro tripulantes, o veleiro HPE25 chama a atenção por ser ágil e fácil de velejar, detalhes que fazem com que as disputas sejam ainda mais intensas e acirradas. “Um dos méritos da classe é o equilíbrio entre os barcos que sofreram poucas mudanças ao longo dos 10 anos. O projeto do HPE permite que o resultado entre tripulações sejam independente do preparo físico ou idade”, explica Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil e da ZondaBoats, empresa que produz os barcos.

Exatamente por características que igualam todos os competidores, a classe se tornou parte importante da vela no Brasil. “O HPE veio para ficar! Por ser one desin, é uma classe que vence quem cruza a linha de chegada primeiro, a competição tem foco na estratégia de cada time”, comentou Rique Wanderley.

Exposição Marco Yamin – Reconhecido no Brasil e no exterior como um dos maiores fotógrafos de esportes de vela, Marco Yamin iniciou sua carreira em Portugal e hoje tem seu atêlie em Ilhabela e Studio em São Paulo. Com o trabalho inovador de pintar sobre suas fotos, conquistou o primeiro lugar na categoria Pintura na exposição do “IV Salão das Águas”, no Centro Cultural da Marinha em São Paulo.

Para destacar e comemorar os 10 anos de sucesso do HPE25, o fotógrafo e artista plástico, Marco Yamin, preparou uma seleção de pinturas para exposição no dia do coquetel, 18 de outubro.

Apoio da Revista Náutica, Regatta, NorthSails, Farol Nautica, Marco Yamin e ZondaBoats.

COQUETEL – 10 ANOS HPE25

Data: 18/10
Horário: às 19h
Local: Transamerica Expo Center – Boat Show – Espaço dos Desejos
Endereço: Rua Mario Villas Boas Rodrigues, nº 387 – Santo Amaro

16ª EDIÇÃO SÃO PAULO BOATSHOW

Data: de 17 a 22 de outubro
Horários:
Dias de semana: das 13h às 21h
Sábado e domingo: das 12h às 21h
Último dia 22 de outubro (terça-feira): das 13h às 20h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Rua Mario Villas Boas Rodrigues, nº 387 – Santo Amaro

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: