Pular para o conteúdo

Mau tempo adia partida da Transat Jacques Vabre para Itajaí

A organização da Transat Jacques Vabre decidiu pela segunda vez adiar a largada da regata oceânica de Le Havre, na França, até Itajaí, no Brasil. Ainda não há previsão de nova data, mas os veleiros não devem deixar o noroeste francês até quinta-feira (7).

Baseada nos relatórios de meteorologia, a comissão achou por bem preservar a segurança dos 88 velejadores e dos barcos inscritos na prova, principalmente os da Classe 40, que são os mais sensíveis a esse tipo de condição. A região sofre com a baixa pressão desde o mês passado, registrando ventos fortes e ondas de até seis metros.

Foi uma decisão que exigiu muita análise da comissão e nossa prioridade é a segurança de todos os participantes. Queremos que a maior parte chegue a Itajaí”, destacou Manfred Ramspacher, diretor técnico da Transat Jacques Vabre 2013. “As condições previstas são extremamente adversas, com ventos de até 90 km/h contra os veleiros. Não há espaço para todos os barcos da Classe 40 passarem pelo estreito Canal Inglês com ondas tão altas. Os fortes ventos os empurrariam, porque são barcos menores”.

No programa oficial, a regata deveria começar no domingo (3), mas os mesmos problemas meteorológicos adiaram a partida para segunda-feira (4). Contudo, em reunião extraordinária na noite de domingo, os organizadores informaram a suspensão temporária da largada.

A regata  é multiclasses, conta com quatro categorias diferentes e não faria sentido autorizar a partida de apenas alguns barcos”, completou Manfred Ramspacher. A categoria Classe 40 conta com 26 barcos, representando mais da metade da flotilha. Os veleiros da IMOCA e MOD70 teriam condições de partir, mas em solidariedade aos ‘menores’, a largada foi adiada para todos.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: