Pular para o conteúdo

Depois de adiada, largada da Transat Jacques Vabre deverá ser dada nesta quinta-feira

PRB é um dos inscritos na regata

PRB é um dos inscritos na regata

Os 44 barcos inscritos na tradicional Transat Jacques Vabre partem para o Brasil nesta quinta-feira (7), às 13h (10h no horário de Brasília), após quase uma semana de atrasado. A organização da regata se baseou nos relatórios precisos da agência de meteorologia Météo-France para confirmar a largada, mas algumas medidas de segurança ainda serão adotadas.

A previsão do tempo para as primeiras milhas da travessia indica ventos fortes e ondas acima da média. Se for necessário, as equipes das classes 40 e Multi50 serão obrigadas a parar em um pequeno porto de Roscoff, na região da Bretanha, parte mais ocidental da França, até que o mau tempo diminua. A Marinha francesa também fará a segurança das embarcações que sairão da área portuária de Le Havre, local da partida, enviando o navio-patrulha Flamant para auxiliar a organização. “Antes da largada desta quinta-feira, a comissão vai informar aos velejadores se será necessário ou não atracar em Roscoff. Vamos analisar mais uma vez a situação meteorológica após o briefing da agência Météo-France para adotarmos a medida mais segura”, disse Sylvie Viant, diretora de prova.

As 400 milhas iniciais da descida para o Brasil são as mais perigosas, já que o estreito Canal da Mancha, ou Canal Inglês para os europeus, têm aproximadamente 50 quilômetros de largura e concentra 20% de toda circulação marítima do mundo. Além disso, nessa época do ano, com entrada do inverno no Velho Continente, as zonas de baixa pressão deixam a velejada ainda mais arriscada, principalmente para embarcações menores. “Todos os barcos vão partir nesta quinta-feira, mas os veleiros menores poderão esperar até 12 horas em Roscoff para esperar o tempo acalmar e seguir viagem”, emendou Sylvie Viant.

O tiro de largada será às 13h (10h Horário de Brasília) para os 26 veleiros da Classe 40. Na sequência partem os 10 da IMOCA, os seis Multi50 e os dois da MOD70, que devem ser os primeiros a chegar em Itajaí (SC). De acordo com a Météo-France, os ventos devem variar de 10 a 20 nós em Le Havre.

Ao todo, a Transat Jacques Vabre terá 5.450 milhas náuticas, ou quase 10 mil quilômetros entre França e Brasil, mais precisamente entre Le Havre e Itajaí (SC). A regata completa 20 anos nessa temporada e é sempre disputada em duplas. Os tipos de barcos são: Classe 40 (monocasco), Multi50 (multicasco), IMOCA (monocasco) e MOD70 (multicasco).

Mais sobre a largada

Os barcos começarão a se posicionar em uma linha reta na bacia Bellot, canal que dá acesso da bacia de Paul Vatine ao Canal da Mancha, no início da manhã. O navio da Marinha francesa “Flamand” conduzirá a saída dos 44 veleiros até o local da largada. Os primeiros a partir de Le Havre serão os da Classe40, entre 9h30 e 10h20 (6h30 às 7h20 Horário de Brasília), seguidos dos IMOCA, das 10h22 até às 10h40 (7h22 às 7h40 Horário de Brasília), dos Multi50, 10h42 às 10h52 (7h42 às 7h52 Horário de Brasília) e dos MOD70 (7h54 às 10h56).

da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: