Pular para o conteúdo

MOD 70 Edmond de Rothshield vence a Transat Jacques Vabre

A vitória do Edmond de Rothschild na Transat Jacques Vabre 2013 coroou o trabalho da dupla Sebastien Josse e Charles Caudrelier. Os franceses fizeram o percurso de Le Havre, na França, até Itajaí, no Brasil, em 11 dias. O desempenho pode ser considerado como o melhor da história da regata, que está em sua 11ª edição, já que a parada de Santa Catarina é mais longa até hoje. O recorde está nas mãos de Franck Cammas e Steve Ravussin, que em 2007 fizeram o caminho de Le Havre a Salvador (BA) em 10 dias. Porém, a distância da cidade nordestina é menor do que Itajaí em quase 2 mil quilômetros. “No MOD70 você fica sempre no limite do corpo e do cérebro. Foi uma regata desgastante e rápida”, disse Sebastien Josse.

O trimarã liderou a regata desde a largada em 7 de novembro. O rival Oman Air Musandam, que também chegou a Itajaí nesta segunda-feira (18), tentou várias vezes encostar nos adversários, mas a estrela estava com o Edmond de Rothschild. “Desde o início sabíamos que os barcos correriam perto. Abrimos uma boa diferença, mas o Oman quase nos pegou após a saída do Doldrums e a chegada em Recife. Só em Itajaí sentimos o gosto da vitória”, completou Sebastien Josse.

Para chegar ao nível de excelência, a dupla do Edmond de Rothschild ou Gitana XV fez vários treinos na Europa, incluindo a Route des Princes, uma regata tradicional na França. “É complicado comparar o MOD70 a um monocasco. Quando há um problema no outro barco é possível colocar no piloto automático e andar em linha reta. Num multicasco não. O estresse ocorre o tempo todo. Nunca temos cinco minutos para fazer um café. Para pegar no sono é complicado, pois quando está quase dormindo já é na hora de voltar ao turno”, relembrou Sebastien Josse.

O parceiro dele, Charles Caudrelier, comemorou mais um resultado positivo em Itajaí (SC). Em 2012, o velejador profissional fazia parte do Groupama, atual campeão da Volvo Ocean Race.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: