Pular para o conteúdo

Match Race Brasil é o principal evento da modalidade no país

Rio de Janeiro (RJ) – Considerada como uma das maiores competições do País no formato barco contra barco, o Match Race Brasil inaugura sua segunda década com a edição 2013 entre 28 de novembro e 1º de dezembro, na Baia de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Um dos principais segredos do sucesso do campeonato está no seu formato, que é voltado ao público e à mídia, permitindo que amadores e fãs da vela, completem tripulações profissionais, em um modelo de estrutura diferenciada, que privilegia os patrocinadores e a transmissão pela TV. Quem assiste, geralmente nas escunas transformadas em arquibancada, compreende perfeitamente o que acontece na raia, uma vez que os barcos idênticos eliminam a necessidade do chamado ‘rating’, a fórmula adotada para se estabelecer o vencedor da regata.

As disputas são rápidas, com duração máxima de 20 minutos, em um percurso barla-sota, entre boias. No caso do Match Race Brasil, os veleiros escolhidos são da classe J-24, incluída nos Jogos Pan-Americanos. O que faz a diferença é o talento e o entrosamento das tripulações para superar os adversários. O time que larga melhor conquista vantagem estratégica, o que garante a adrenalina a bordo em cada procedimento de largada.

A inspiração do Match Race veio do evento de vela mais tradicional do mundo, a America´s Cup, com mais de 150 anos de existência. Campeões olímpicos e mundiais como Torben Grael, Robert Scheidt, Eduardo Penido, Marcos Soares, Lars Grael, Bruno Prada, André ´Bochecha´ Fonseca, Joca Signorini, Horácio Carabelli, Fernanda Oliveira e Isabel Swan já passaram pelo Match Race Brasil, que é disputado desde 2003.

Reta final de inscrições – As inscrições para o Match Race Brasil 2013 seguem abertas. O pedido dos clubes para participar da disputa termina no dia 25 deste mês e os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.

O grande desafio da edição será quebrar o domínio dos aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil, que conquistaram o bicampeonato nos anos de 2011 e 2012, com uma tripulação comandada pelo jovem Henrique Haddad, de 26 anos. Na última edição, o Veleiros do Sul, com o timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club.

Classificação em 2012:
1º – Marinha do Brasil – Henrique Haddad
2º – Veleiros do Sul – Samuel Albrecht
3º – Rio Yacht Club – Marco Grael
4º – Búzios Vela Clube – Alexandre Saldanha
5º – Yacht Club Ilhabela – Maurício Santa Cruz
6º – Iate Clube do Rio de Janeiro – Thomas Low-Beer
7º – Ciaga – Renata Decnop
8º – Clube Naval Charitas – Rafael Pariz

O Match Race Brasil 2013 tem o patrocínio de Volvo, Sportv, Lorenzetti e TIM. A promoção é da IMX, com apoios da Marinha do Brasil e do Iate Clube do Rio de Janeiro. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A realização é da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro.

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: