Pular para o conteúdo

Veleiros do Sul promete brigar mais uma vez pelo título do Match Race Brasil

Tripulação gaúcha enfrenta outros clubes náuticos na Baía de Guanabara entre 28/11 e 1º/12 na disputa entre clubes no formato barco contra barco

São Paulo (SP) – A força da vela do Sul do Brasil está confirmada na principal disputa barco contra barco do País. O Veleiros do Sul, atual vice-campeão, é o primeiro clube inscrito para a edição de 2013 do Match Race Brasil, que completa 11 anos. A tripulação formada pelo timoneiro Philipp Grotchmann, Frederico Sidou e Vilnei Goldmeier vai desafiar os demais iates clubes na Baía de Guanabara, na competição com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro. O quarto tripulante ainda será definido.

A equipe gaúcha tem a virtude de aliar a experiência em Match Race com o domínio do J-24, classe de barcos dos Jogos Pan-Americanos e que vai receber as tripulações no Rio. Frederico Sidou, campeão brasileiro de J-24 no último domingo (17) em Porto Alegre, estava no time finalista no ano passado, derrotado pela tripulação da Marinha do Brasil.

Frederico venceu o Brasileiro com o Team Crioula, comandado pelo velejador olímpico Samuel Albrecht. A conquista garantiu à equipe do Veleiros do Sul, a classificação para o Sul-Americano da classe, em março de 2014, no Chile. A atividade náutica do tradicional clube é intensa. Encerrado o Brasileiro de J-24, começou, nesta quinta-feira (21), o 5º Porto Alegre Match Cup – Campeonato Brasileiro de Match Race, com barcos da classe Eliott 6M e que serve como preparação dos velejadores para o Match Race Brasil.

Quem vai comandar a tripulação gaúcha é Phillip Grotchmann, de apenas 19 anos. “Será uma experiência muito importante, meu primeiro Match Race Brasil. Nossos velejadores são experientes, já tendo corrido em outras edições, o que traz segurança e competitividade. A minha expectativa é muito grande, não só porque vamos correr em um barco J-24, mas porque vamos enfrentar grandes nomes da vela brasileira”

O Veleiros do Sul, tradicional clube náutico de Porto Alegre, que completa 79 anos em dezembro, é um reduto importante da vela de match race no sul do país, sempre incentivando e promovendo a formação de velejadores nesta modalidade. O Clube já foi casa da mais importante competição de Match Race do mundo em 2009, o Grand Final da ISAF Nations Cup. Velejadores de todo o país também já passaram pelo Clube realizando treinos e clínicas, como Renata Decnop e Juliana Senfft, timoneira brasileira que venceu a última edição da ISAF Nations Cup.

Reta final de inscrições – As inscrições para o Match Race Brasil 2013 seguem abertas. O pedido dos clubes para participar da disputa termina na segunda-feira (25) e os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.

O grande desafio da edição será quebrar o domínio dos aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil, que conquistaram o bicampeonato nos anos de 2011 e 2012, com uma tripulação comandada pelo jovem Henrique Haddad, de 26 anos. Na última edição, o Veleiros do Sul, com o timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club.

Classificação em 2012:
1º – Marinha do Brasil – Henrique Haddad
2º – Veleiros do Sul – Samuel Albrecht
3º – Rio Yacht Club – Marco Grael
4º – Búzios Vela Clube – Alexandre Saldanha
5º – Yacht Club Ilhabela – Maurício Santa Cruz
6º – Iate Clube do Rio de Janeiro – Thomas Low-Beer
7º – Ciaga – Renata Decnop
8º – Clube Naval Charitas – Rafael Pariz

O Match Race Brasil 2013 tem o patrocínio de Volvo, Sportv, Lorenzetti e TIM. A promoção é da IMX, com apoios da Marinha do Brasil e do Iate Clube do Rio de Janeiro. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A realização é da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro.

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: