Pular para o conteúdo

Henrique Haddad busca o tri no Match Race Brasil

Em campanha olímpica para os Jogos do Rio, jovem velejador pode repetir conquistas de 2011 e 2012 a partir de quinta-feira (28), na Baía de Guanabara

Henrique Haddad quer o tri na competição

Henrique Haddad quer o tri na competição

São Paulo (SP) – Atual bicampeão da mais importante competição no formato ‘match race’ (barco contra barco) do País, Henrique Haddad, o Gigante, pode se tornar tricampeão em edições consecutivas do Match Race Brasil, que chega ao 11º ano e será disputado de 28/11 a 1º/12 na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Henrique correu as duas últimas edições pela equipe da Marinha do Brasil, a qual defende desde 2011 quando representou o País nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro na classe J-24, a mesma que será utilizada nos duelos do Match Race Brasil deste ano. A convivência com o ídolo Torben Grael ajudou Haddad a tornar-se um especialista em Match Race. A campanha olímpica para 2016 na classe 470 com Bruno Bethlem, atual campeão mundial de Snipe, é a prioridade do velejador carioca de 26 anos.

“Tenho velejado diariamente de 470, tecnicamente um barco completo. Quem veleja nessa classe, está preparado para correr em qualquer monocasco. Vai me ajudar muito no Match Race Brasil. O J-24 também é um barco que exige muita técnica. Vai elevar o nível do campeonato e deixá-lo mais competitivo, porque estamos mais acostumados à classe”, considera Henrique, que terá como tripulantes na equipe do Iate Clube do Rio de Janeiro, Pedro Caldas, Victor Demaison e Mário Trindade. O quarteto velejou pela Marinha em 2012.

Nos dois últimos anos, a tripulação da Marinha desenvolveu campanhas perfeitas no Rio de Janeiro. Em 2011 não perdeu uma regata sequer. No ano seguinte venceu todos os duelos e chegou em segundo lugar na regata de flotilha, vencida pela equipe do Veleiros do Sul, vice-campeão, após uma final equilibrada e emocionante contra o time de Henrique Haddad.

Henrique tem a vela no sangue e o Match Race no coração. Quando tinha 15 anos, na estreia da competição no Brasil, acompanhava o pai, Alexandre Haddad, cinegrafista especializado em regatas, a bordo de uma lancha. Não imaginava que um dia velejaria na mesma raia contra Torben e ainda venceria o ídolo, como aconteceu em 2012. O apelido Gigante é devido à estatura: 1m65.

Reta final de inscrições – As inscrições para o Match Race Brasil 2013 seguem abertas. O pedido dos clubes para participar da disputa termina na segunda-feira (25) e os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.

Na última edição, com o bicampeonato da Escola Naval, o Veleiros do Sul, do timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club, de Niterói.

Classificação em 2012:
1º – Marinha do Brasil – Henrique Haddad
2º – Veleiros do Sul – Samuel Albrecht
3º – Rio Yacht Club – Marco Grael
4º – Búzios Vela Clube – Alexandre Saldanha
5º – Yacht Club Ilhabela – Maurício Santa Cruz
6º – Iate Clube do Rio de Janeiro – Thomas Low-Beer
7º – Ciaga – Renata Decnop
8º – Clube Naval Charitas – Rafael Pariz

O Match Race Brasil 2013 tem o patrocínio de Volvo, Sportv, Lorenzetti e TIM. A promoção é da IMX, com apoios da Marinha do Brasil e do Iate Clube do Rio de Janeiro. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A realização é da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: