Pular para o conteúdo

Nelson Ilha é campeão brasileiro de Match Race

O 5º Porto Alegre Match Cup – Campeonato Brasileiro de Match Race – teve uma final entre equipes gaúchas. O título ficou com Nelson Ilha após vencer Philipp Grochtmann por 2 a 1 na série de melhor de três regatas da divisão Open, realizada neste domingo no rio Guaíba em Porto Alegre. Na terceira colocação ficou a tripulação argentina de Pablo Volker que ganhou por 2 a 0 da equipe da Marinha Brasileira, comandada por Fernanda Demétrio Decnop (RJ).

Nelson Ilha contou na sua tripulação com as velejadoras Ana Barbachan e Geórgia da Silva. As regatas finais foram as mais disputadas de todo o campeonato com os barcos velejando muito parelhos. Mas prevaleceu a experiência de Nelson Ilha, que também é juiz internacional de match race. Ele saiu na frente no placar ao vencer o primeiro confronto quase em cima da linha de chegada. Grochtmann liderou a regata, pagou um pênalti e manteve sua posição, mas no final cometeu erros nos jaibes que lhe custaram a vitória. No segundo confronto Grochtmann empatou a série ao velejar muito bem e com Nelson Ilha bem próximo do seu barco. E na última regata foi a vez de Nelson Ilha cometer um pênalti, na pré- largada, e sair em desvantagem. No entanto no segundo contravento ele assumiu à frente deu o 360º na raia e conseguiu continuar na liderança até o final.

“Entrei no campeonato despreocupado, pois não tinha intenção de correr. O match race também é uma disputa de jogo de nervos e quem está mais concentrado pode levar vantagem na regata. O Grotchmann é um timoneiro que está mostrando seu valor e acho que ele perdeu para ele mesmo por ter sido precipitado em algumas táticas e manobras”, disse Nelson Ilha, 56 anos. “Durante a competição tive que revezar meus tripulantes porque eu não tinha um time definido. Corri com metade dos velejadores do campeonato, inclusive com o Grochtmann. E isso foi uma experiência bacana, pois me ajudaram muito”, finalizou.

A final do Brasileiro confirmou o Veleiros do Sul como um dos mais atuantes centros de match race, competição de barco contra barco, no país. Philipp Grochtmann, 19 anos, ficou na vice-colocação com sua equipe formada por Frederico Sidou e Rodolfo Streibel. “Cometemos alguns erros, acho que faltou tranquilidade, mas velejamos muito bem todo o campeonato, terminamos em primeiro na fase round robin e por isso estou satisfeito com a tripulação”, avaliou Grochtmann. A partir de quinta-feira ele comanda a tripulação do Veleiros do Sul no Match Race Brasil, que completa 11 anos, e reúne os principais nomes da vela nacional. Em 2012 o Veleiros do Sul foi vice-campeão e neste ano o primeiro clube a se inscrever para o evento que ocorrerá na sede do Iate Clube do Rio de Janeiro. A tripulação é composta por Philipp Grotchmann, Frederico Sidou e Vilnei Goldmeier, o quarto tripulante ainda será definido.

O 5º Porto Alegre Match Cup – Brasileiro de Match Race – teve a participação de oito equipes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Argentina. A semifinal ocorreu no sábado e a equipe de Grochtmann derrotou Pablo Volker, da Argentina por 2 x 0. O mesmo placar obteve Ilha que eliminou a equipe da Marinha do Brasil, da comandante Fernanda Demétrio Decnop, do Rio de Janeiro.

No sábado também foram realizadas as regatas finais das divisões: Feminina e Júnior. A equipe da Marinha do Brasil, com Fernanda Demétrio Decnop, Larissa Juk e Tatiana Ribeiro (RJ) venceu por 2 a 0 as gaúchas Ana Barbachan, Amanda Rodrigues da Silva e Geórgia Rodrigues da Silva (RS) e ficou com o título das mulheres. Na divisão Júnior, até 21 anos, Antônio Cavalcanti Rosa, Marília Bassoa e Marcelo Gallicchio derrotaram por 2 a 0 Thiago Ribas, Luís Gustavo Melger e Philipp Rump, ambos do Veleiros do Sul.

O 5º Porto Alegre Match Cup – Campeonato Brasileiro de Match Race – teve a participação de oito equipes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Argentina e contou com o patrocínio do Banrisul.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: