Pular para o conteúdo

Duelo feminino será uma das atrações do Match Race Brasil

Tripulação de mulheres do Iate Clube Brasileiro se junta à do Rio Yacht Club na competição barco contra barco a partir desta quinta (28) no Iate Clube do Rio de Janeiro

Disputa barco contra barco

Disputa barco contra barco

São Paulo (SP) – As mulheres que se aventuraram em correr o Match Race Brasil, principal competição barco contra barco do País, já se acostumaram a enfrentar as tripulações masculinas, teoricamente mais aptas ao trabalho braçal que um veleiro exige. Neste ano a história muda. A evolução da vela feminina encoraja duas equipes formadas exclusivamente por mulheres a disputar em meio aos homens, as regatas de 28/11 a 1º/12 com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O Iate Clube Brasileiro, de Niterói, confirmou as inscrições de Juliana Senft, Gabriela Nicolino, Luciana Kopschitz e Marina Jardim. As quatro velejadoras, número de tripulantes da J24, classe adotada no Match Race Brasil de 2013, estão esperando pela rara oportunidade de um desafio mais equilibrado, em condições de igualdade. “Já velejamos muitas vezes juntas ou como adversárias, mas quase sempre em regatas de flotilha. Será muito legal disputar um duelo feminino na mesma competição dos homens. Será emocionante”, destaca a comandante Juliana Senft.

A outra equipe feminina, Rio Yacht Club, também é de Niterói. Se hoje divididas em duas tripulações, em 2012 a maioria das meninas estava no mesmo time, competindo em modelos Beneteau 40.7, barcos de 40 pés que exigem oito tripulantes. Diplomática, Juliana prefere não indicar favorito na disputa particular contra as amigas e ao mesmo tempo rivais. “A tripulação a ser batida é a do Gigante (Henrique Haddad). É a mais bem preparada. Claro que queremos ganhar, mas tenho a certeza de que vai ser superdivertido. No Match Race Brasil a gente compete em alto nível num clima muito agradável. E para nós, mulheres, teremos mais controle nas manobras com o J24”.

A tripulação do Iate Clube Brasileiro reforça o nível técnico do campeonato com o título conquistado na Nations Cup de Match Race em agosto na Dinamarca. Juliana e equipe venceram a competição da ISAF (Federação Internacional de Vela) ao derrotar as donas da casa por 3 x 2, de virada na dramática final, em veleiros da classe Match 28. Ao lado de Gabriela Nicolino, Juliana está em campanha olímpica na classe 49er para os Jogos de 2016.

Com a equipe feminina do Iate Clube Brasileiro, o Match Race Brasil tem seis clubes inscritos: Veleiros do Sul, de Porto Alegre (Philipp Grotchmann); Iate Clube do Rio de Janeiro (Henrique ‘Gigante’ Haddad); Rio Yacht Clube, de Niterói (Renata Decnop); Clube Naval Charitas, de Niterói (Rafael Pariz) e Escola Naval, da Marinha do Brasil.

O grande desafio da edição será quebrar o domínio dos aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil, que conquistaram o bicampeonato nos anos de 2011 e 2012, com uma tripulação comandada pelo jovem Henrique Haddad, de 26 anos, que neste ano comandará a tripulação do Iate Clube do Rio de Janeiro. Na última edição, o Veleiros do Sul, com o timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando do filho de Torben, Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club.

As inscrições para os clubes acabam na quinta-feira (28). Os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de 100 mil reais, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de 26 mil reais.

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: