Oman Air Musandam vence a primeira regata inport da história da Transat Jacques Vabre
O barco Oman Air Musandam, comandado pelo francês Sidney Gavignet e pelo irlandês Demian Foxall, venceu, neste sábado (30), a Inport Race ou Regata do Porto de Itajaí da Transat Jacques Vabre. A prova, que fui disputada pela primeira vez nos 20 anos de evento, teve 55 quilômetros entre Itajaí e Piçarras. O trimarã árabe precisou de quase 1h30 para ganhar a regata e foi seguido de perto pelo Edmond de Rothschild, também da classe . “Correr uma prova perto do público é muito importante para a vela, pois todos podem assistir de perto. Já participei de várias regatas inport race, inclusive na Volvo Ocean Race e é sempre muito emocionante”, disse Demian Foxall. “A regata é diferente da clássica Transat Jacques Vabre, que sai da França e para no Brasil. Aqui podemos levar convidados a bordo e nos divertir mais”.
O trimarã Oman Air Musandam fez a Inport Race com 10 convidados a bordo. A tripulação pegou rajadas de até 46 km/h. As outras classes também contaram com VIPS nas embarcações. “Nós precisamos de regatas como essa para impulsionar a vela. Certamente as próximas edições terão a mesma prova. O percurso próximo à costa atrai o público, que poderia ter sido até maior se não fosse a chuva”, disse Christophe Gaumont, um dos diretores de prova.
Os ventos de 27 km/h e a chuva ininterrupta em Santa Catarina fizeram com que a comissão mudasse o percurso para os outros barcos das classes Multi50 e IMOCA 60, que percorreram apenas 27 quilômetros pelo mar de Itajaí. Os vencedores foram Actual, na Multi 50, e Cheminées Poujoulat, na IMOCA.
O velejadores serão premiados pelo prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, pelo prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, pelo diretor da área de café da Mondelez Internacional, Jacques Rosio, e pelo organizador da Transat Jacques Vabre, Gildas Gautier.
Da assessoria