Pular para o conteúdo

Scheidt e Prada estreiam na liderança da Star Sailors League

Dupla brasileira, de volta à classe Star, encerra o primeiro dia à frente da dupla italiana, após quatro regatas em Nassau

As estrelas que disputam a final da Star Sailors League

As estrelas que disputam a final da Star Sailors League

Nassau (BAH) – Robert Scheidt e Bruno Brada foram além do objetivo de encerrar o primeiro dia de regatas da Star Sailors League, em Nassau, entre os dez melhores nas Bahamas. No retorno à classe que rendeu a eles duas medalhas olímpicas, a dupla obteve segundo, quarto, primeiro e terceiro lugares nas regatas desta quarta-feira (4), pela fase de classificação, e lidera a competição com 6 pontos perdidos.

A raia foi montada em mar aberto, a oito quilômetros do Yacht Club Nassau, no extremo norte do arquipélago que forma as Bahamas, próximo ao limite imaginário que separa o Mar do Caribe do Atlântico Norte (320 quilômetros a sueste de Miami). O vento leste de até 14 nós  contribuiu para o desempenho das 18 duplas que disputaram quatro regatas barla-sota com 1,4 milha  cada, divididas em quatro pernas.

Mesmo sem competir desde a vitória na Semana de Vela de Ilhabela, em julho, a dupla brasileira não perdeu o entrosamento e nem a afinidade com o barco. Chegou em segundo lugar na primeira regata, sendo que na última perna, a diferença para a dupla Negri e Lambertenghi caiu de 40 para dez segundos. Os italianos venceram com 42m44 e voltaram a ganhar a segunda prova, com 49s56. Robert e Bruno ganharam dez posições entre a primeira marca e a linha de chegada e cruzaram em quarto, apenas um segundo à frente dos alemães Stanjek e Kleen.

Na terceira prova do dia, Scheidt e Prada estavam em quinto após a largada. Tiveram o privilégio de contornar a primeira marca em terceiro lugar e, assim, passaram ilesos pela condição crítica estabelecida alguns segundos depois. A flotilha chegou praticamente ao mesmo tempo junto à boia. Metade dos barcos não conseguiu contorná-la na primeira manobra. Os brasileiros assumiram a liderança na segunda marca e a sustentaram até o final, cruzando a linha de chegada com 48m03, à frente de Stanjek e Kleen, com Mendelblatt e Fatih em terceiro.

Aproveitando as boas condições da raia, a Comissão de Regatas resolveu partir para uma quarta largada, que surpreendeu até os próprios velejadores. Foi o suficiente para levar os brasileiros à liderança. Os tricampeões mundiais de Star chegaram em terceiro. Os italianos Negri e Lambertenghi, que lideravam, ficaram em nono. A vitória coube aos irmãos Marazzi, da Suíça. Considerando-se o descarte, que será único, após as nove regatas dos três dias da fase de classificação, Scheidt lidera com seis pontos, Negri soma oito e Mendelblatt acumula dez pontos perdidos.

“Foi um dia muito consistente, fazer uma recuperação como fizemos nas regatas dois e quatro, com uma flotilha forte como essa mostra que estamos fortes, principalmente no vento em popa. A quarta regata não estava no programa, mas estamos aqui para velejar. Não interessa muito a liderança agora, o que importa é ficar entre os dez primeiros. Amanhã começa tudo de novo”, analisou Scheidt.

Outras três regatas estão previstas para esta quinta-feira (5), segundo dia de disputas. Os dez primeiros colocados, na classificação geral, farão três regatas decisivas no sábado: quartas de final, semifinal e final.

Cerimônia de abertura

A Star Sailors League foi oficialmente aberta na noite de terça-feira(3) no Yacht Club Nassau com a presença do ganhador da primeira medalha de ouro das Bahamas na história das Olímpíadas, Sir Durward Knowles, campeão da classe Star nos Jogos de Tóquio, em 1964, ao lado de Cecil Cooke. As outras quatro medalhas olímpicas de ouro das Bahamas, foram ganhas no atletismo, sendo a última delas com o revezamento 4 x 400m nos Jogos de Londres.

Associado do clube, Knowles foi carinhosamente abraçado por todos os velejadores e desejou sucesso à liga criada neste ano. Na Olimpíada de 1956, em Melbourne, já havia ganho o bronze na mesma classe. Disputou oito edições dos Jogos Olímpicos, a última delas em 1988. Sinônimo de vela nas Bahamas, Knowles foi homenageado por Paul Hutton-Ashkenny, diretor de regata na Star Sailors League Final e ex-comodoro do Nassau Yacht Club Nassau.

“Nossa missão no Yacht Club Nassau é mostrar o que acreditamos que este é um dos melhores lugares do mundo para se velejar, além da hospitalidade das Bahamas. O clube e os seus associados têm o prazer de receber um evento de vela extremamente profissional, reunindo os melhores velejadores do mundo”, considerou o dirigente e velejador britânico.

Junto com Knowles, Scheidt e Paul Cayard estiveram entre os velejadores mais solicitados pelos convidados principalmente para fotografias, justificando a importância dos três ícones da vela mundial. Knowles com seu pioneirismo, Scheidt com seus três títulos mundiais de Star e 11 de Laser, além das cinco medalhas olímpicas, e Cayard por seus sete títulos mundiais nas classes Star (1988), IMS, ILC40, Fifty, One Ton, Maxi e Louis Vuitton Cup.

Patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Prada e Deloitte, Scheidt conta com os apoios do COB e da CBVela na campanha olímpica para 2016. Já Bruno Prada tem os patrocínios do Banco do Brasil, Oakley, Zhik, Club Athletico Paulistano, COB e CBVela.

Classificação após quatro regatas e um descarte

1. Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA) – 6 pp (2+[4]+1+3)
2. Diego Negri/Sergio Lambertenghi (ITA) – 8 pontos perdidos (1+1+6+[9])
3. Mark Mendelblatt/Brian Fatih (USA) – 10 pp ([6]+2+3+5)
4. Mateusz Kusznierewicz/Dominik Zycki (POL) – 14 pp (4+[14]+4+6)
5. Eivind Melleby/Mark Strube (NOR) – 15 pp (3+8+[11]+4)
6. Xavier Rohart/Pierre-Alexis Ponsot (FRA) – 18 pp (7+6+5+[10])
7. Robert Stanjek/Frithjof Kleen (ALE) – 20 pp (13+5+2+[16])
8. Jonathan Lobert/Pascal Rambeau (FRA) – 22 pp ([18]+3+8+11)
9. Augie Diaz/Jon Von Schwarz (USA) – 22 pp (8+7+7+[13])
10. Pieter-Jan Postma/Edoardo Natucci (NED) – 27 pp (12+13+[18]+2)

Da Local

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: