Pular para o conteúdo

Com vídeo: Scheidt e Prada seguem na liderança da Star Sailors League

Dupla brasileira obteve um primeiro e dois segundos lugares, somando 11 pontos perdidos, 13 a menos do que os italianos Negri e Lambertenghi, e garantindo vaga nas quartas de final, nas Bahamas

Nassau (BAH) – O tempo dedicado por Robert Scheidt à classe Laser, após a Olimpíada de Londres até a conquista do Mundial do Omã, em novembro, não foi suficiente para interferir no seu desempenho na Star. Scheidt resgatou a sintonia com o barco e com Bruno Prada como se não tivesse deixado temporariamente a classe. Nesta quinta-feira (5), segundo dia da fase preliminar da Star Sailors League Finals (SSL), em Nassau, a dupla brasileira ganhou a primeira regata e ainda obteve dois segundos lugares, o que garante a classificação matemática por antecipação às quartas de final.

“Estou surpreso com os bons resultados, mas com certeza ainda estamos colhendo os frutos da preparação para Londres, que foi muito intensa. Nossa vantagem está na sensibilidade que o Bruno adquiriu velejando de Finn. É fundamental para o proeiro, enquanto eu na Laser, sozinho, preciso tomar um monte de decisões que acabam ajudando na Star”, destacou Robert Scheidt, ressaltando que as duplas Negri/Lambertenghi (ITA), Mendelblatt/Fatih (EUA) e Melleby/Strube (NOR) também estão entre os favoritos. “Será ótimo irmos para a raia nesta sexta, já classificados. Poderemos testar algumas regulagens em busca da melhora no contra-vento.”

Em mais um dia de sol e calor (22 a 28°C), com as rajadas de sueste atingindo até 16 nós (30 km/k), a flotilha de 18 barcos disputou três regatas na raia próxima à Nova Providência, uma das três mil ilhas que compõem a Comunidade das Bahamas, ao norte do Yacht Club Nassau. Scheidt e Prada dominaram o percurso de 1,2 milha (2,1 km), principalmente nas pernas de vento em popa.

Na primeira regata do dia, a quinta do campeonato, os brasileiros largaram entre os três primeiros e, após 28 minutos, ultrapassaram a dupla Negri e Lambertenghi, no final da primeira perna de popa, para assumir a liderança até a linha de chegada e finalizar a prova com 58m23, impondo 23 segundos de vantagem sobre os italianos. Os timoneiros americanos Mark Mendelblatt e Paul Cayard chegaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Os tricampeões mundiais de Star alinharam para a nova largada com a motivação reforçada pela vitória obtida na quinta regata. Repetiram o bom desempenho e ficaram em segundo lugar. O francês Xavier Rohart, bronze nos Jogos de Atenas em 2004 e líder do ranking da SSL, venceu a prova de ponta a ponta ao lado do proeiro Pierre Ponsot, com 56m42. Scheidt e Prada chegaram apenas dois segundos à frente do norueguês Melleby e do americano Strube, terceiros colocados.

Na última prova, a dupla brasileira assumiu a liderança dez minutos após a largada, caiu para a quinta colocação e contornou a primeira marca em terceiro, atrás dos poloneses Kusznierewicz e Zycki e dos alemães Polgar e Koy. A briga se tornou intensa entre os três barcos que se alternavam entre os três primeiros lugares a cada momento. O barco alemão levou a melhor (55m42), com os brasileiros em segundo e os poloneses em terceiro lugar.

“Conseguimos hoje uma excelente velocidade em popa e mostramos que temos capacidade de recuperação. Isso ficou claro na segunda regata. Só precisamos melhorar um pouco no contra-vento”, analisou Scheidt, que conta com os patrocínios do Banco do Brasil, Rolex, Prada e Deloitte, além dos apoios do COB e da CBVela. Bruno Prada também deixou a raia satisfeito com o desempenho da dupla. “Percebemos que nosso ritmo de regata está forte porque, mesmo em classes diferentes, nos mantivemos em campanha olímpica. Mas em um campeonato como este, em que todos zeram a pontuação a partir da próxima fase, não adianta abrir um monte de pontos. Não é muito justo, mas é o regulamento e vamos continuar evoluindo”, avaliou o proeiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Oakley, Zhik, Club Athletico Paulistano, COB e CBVela.

Com os resultados desta quinta-feira, Scheidt e Prada estão matematicamente classificados para a próxima fase. Somam 11 pontos perdidos, considerando-se o descarte único. Negri e Lambertengui têm 24, Mendelblatt e Fatih, 26 pontos. Se os brasileiros chegarem na 18ª colocação nas duas últimas regatas, perderão 33 pontos. Os franceses Lobert e Rambeau, que ocupam a décima posição, já perderam 61.

Para esta sexta (6), estão previstas as duas últimas regatas da fase de classificação, a partir das 11h em Nassau (14h em Brasília). Entre os 18 participantes da inédita final da liga criada neste ano pelos próprios velejadores, os dez primeiros voltam à raia no sábado para mais três regatas: quartas-de-final, semifinal e final, com dez, sete e quatro barcos respectivamente.

Transmissão ao vivo

A Star Sailors League disponibilizou a transmissão ao vivo do torneio, por um programa de visualização em 2D, o Virtual Eye. O programa traz um alto nível de detalhamento das regatas, permitindo observar as manobras dos velejadores e dados como a distância entre eles e a velocidade, tudo em tempo real. Acompanhe a competição em tempo real: live.starsailors.com

Classificação após sete regatas e um descarte

1. Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA) – 11 pontos perdidos (2+[4]+1+3+1+2+2)
2. Diego Negri/Sergio Lambertenghi (ITA) – 24 pp (1+1+6+9+2+[13]+5)
3. Mark Mendelblatt/Brian Fatih (USA) – 26 pp (6+2+3+5+3+7+[9])
4. Eivind Melleby/Mark Strube (NOR) – 32 pp (3+8+11+4+[14]+3+4)
5. Xavier Rohart/Pierre-Alexis Ponsot (FRA) – 35 pp (7+6+5+10+6+1+[11])
6. Mateusz Kusznierewicz/Dominik Zycki (POL) – 40 pp (4+[14]+4+6+12+11+3)
7. Robert Stanjek/Frithjof Kleen (ALE) – 43 pp (13+5+2+[16]+7+10+6)
8. Johannes Polgar/Markus Koy (ALE) – 52 pp (11+15+[17]+15+5+5+1)
9. Augie Diaz/Jon Von Schwarz (USA) – 55 pp (8+7+7+13+8+[19]+12)
10. Jonathan Lobert/Pascal Rambeau (FRA) – 61 pp ([18]+3+8+11+18+4+17)

Da Local

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: