Pular para o conteúdo

Com largada no Iate Clube de Santa Catarina, Volta à Ilha chega a quadragésima quinta edição

Gabriel Heusi registrou a largada da regata em 2012

Gabriel Heusi registrou a largada da regata em 2012

A temporada de 2013 chega ao fim e no próximo dia 14, sábado, o Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha – recebe uma das provas mais tradicionais e aguardadas do calendário náutico do estado: a Volta à Ilha. Em sua quadragésima quinta edição, a regata ao redor da Ilha de Florianópolis tem um percurso de aproximadamente 120km, repleto de desafios e emoções.

A largada da prova acontece na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, às 10h, entre uma bóia e a Comissão de Regata, e a Ilha de Florianópolsi é contornada a bombordo, ou seja, com sentido para o lado esquerdo, em direção ao Sul.

“Chegando a sua quadragésima quinta edição, a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina está em destaque no calendário da Confederação Brasileira de Vela. Além de receber embarcações de todo Brasil, a regata atrai veleiros do Uruguai e Argentina, o que aumenta ainda mais o prestígio e a competitividade entre os participantes”, ressalta Lucas Reis, diretor de eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina.

Em 2012, o título ficou com os cariocas do ZING II, liderados pelo comandante Eduardo Penido. Na ocasião, a tripulação do Rio de Janeiro venceu a prova em 12h16min35seg. No entanto, a marca alcançada pela embarcação ficou longe do recorde da competição, estabelecido em 2011, pelo veleiro Mano’s Champs, de Florianópolis: 8h43min10seg.

“Devido a grande dificuldade e dificeis condições, além de toda a beleza natural da Ilha fizeram com que o evento fosse muito bem aceito por comandantes e velejadores de todo país”, enfatiza Lucas.

Dentre as classes aptas a participar do evento estão ORC Geral, C30, RGS A, RGS B, RGS C, RGS Cruzeiro, Proa Rasa e Visitante.

Catuana e Mano’s Champs dominam as regatas na última década:

Passados quarenta e cinco anos, a Volta à Ilha tornou-se um dos grandes eventos náuticos do Brasil, devido sua importância. Tal fato acabou influenciando na vinda de grandes velejadores, como foi o caso da tripulação carioca do ZING II, atual campeã do evento.

No entanto, nos últimos anos a prova tem sido dominada por duas equipes, que venceram nove das últimas dez edições: Catuana Kim – cinco vezes – e Mano’s Champs – quatro.

Em 2003, comandandos por Paulo Cocchi, a equipe do Catuana venceu a primeira de três provas em sequencia, dominando as regatas até 2005. Inclusive, foi no primeiro dos três títulos consecutivos que o veleiro cravou a marca de 09h13min00seg, tempo que ficou como recorde durante oito temporadas.

Em 2006, o comandante Avelino Alvarez liderou a tripualção do Mano’s Champs para a primeira vitória. De 2007 a 2009, as duas equipes se alternaram na liderança, com duas vitórias para o Catuana (2007 e 2009) e uma para o Mano’s Champs, em 2008.

Após a última vitória do Catuana, a embarcação de Avelino Alvarez retomou o posto de número um, com vitórias nos anos de 2010 e 2011, sendo que nesta última a equipe estabeleceu a incrível marca de 08h43min10seg, sendo o primeiro veleiro a completar o percurso em menos de 09h. Já na última edição, o domínio catarinense chegou ao fim, com a vitória do ZING II.

 Da assessoria

um comentário Comente
  1. Valdemar Martins Oliveira #

    DEPOIS DO NAUFRGIO DE SBADO PARA DOMINGO, GOSTARIA DE SABER O RESTO DESSA HISTRIA…. SE O BARCO FOI RESGATADO, COMO FEITO, O QUE DIZ A LEGISLAO DIZ A RESPEITO EMBARCAES NAUFRAGADAS, ETC.

    Um abrao e aguardo

    12/12/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: