Pular para o conteúdo

Catuana é fita-azul da 45ª Volta à Ilha de Santa Catarina

O Katana foi o terceiro barco a cruzar a linha

O Katana foi o terceiro barco a cruzar a linha

Com largada na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Florianópolis, a 45ª Volta à Ilha de Santa Catarina teve início neste sábado, 14, às 10h. Após pouco mais de 9h40min de prova, o veleiro Catuana, liderado pelo comandante Paulo Cocchi, foi a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada, em frente ao Grupo de Busca e Salvamento dos Bombeiros, próxima a ponte Hercílio Luz. 

“A regata foi bem dura. Tivemos condição de vento contra durante toda a parte do litoral este e foram seis horas de contra vento. Felizmente o barco resistiu e a tripulação muito bem equilibrada e entrosada conseguiu levar até o final. Isso é uma recompensa.Espero continuar com saúde e quem sabe os meus netos não venham para mante ressa tradição”, disse o comandante Paulo Cocchi.

Nos últimos dez anos, a embarcação venceu a prova em cinco oportunidades e neste fim de semana foi o fita azul. Além do Catuana, outros dois veleiros cruzaram a linha de chegada da 45ª Volta à Ilha bem próximos das dez horas de prova: o veleiro Zeus, segundo, e o Katana, terceiro na ordem de chegada.

45ª Volta à Ilha dura 20h30min:

Com vento nordeste e boas condições, a prova teve início às 10h em frente à Sede Central do ICSC. As embarcações seguiram rumo ao Sul da Ilha, com 120km de percurso pela frente. Desde os primeiros quilômetros o barco Catuana, que contou com a experiência do velejador olímpico Bruno Fontes, andou na frente.

Após passarem por todo Sul da Ilha e os veleiros começaram a encontrar um pouco mais de dificuldade no contra vento na parte leste da ilha (entre a Joaquina e a Barra da Lagoa). Próximos ao Norte da Ilha e com chuva pela frente, o mar ficou um pouco mais agitado e deu ainda mais emoção a regata.

Ao passar por Jurerê, o Catuana já liderava com boa folga e velejava com tranquilidade rumo ao primeiro lugar. “A prova foi bem tranquila, apesar de termos um problema no finalzinho com umapeça do barco não tivemos maiores problemas durante todo o percurso. Foi uma regata muito agradável e de um ótimo trabalho em equipe”, ressaltou Bruno Fontes, integrante do Catuana.

No total, 31 embarcações largaram na 45ª Volta à Ilha e a última delas cruzou a linha de chegada próximo das 06h30min deste domingo, completando a prova em aproximadamente 20h30min.

Rating será anunciado nesta segunda-feira:

Após a conclusão da prova, a comissão organizadora fará o anuncio final dos resultados nesta segunda-feira, quando são feitos os ratings de cada barco. A nomenclatura em si leva em consideração a área vélica, peso, tamanho do mastro, entre outros itens que diferenciam um barco do outro, para apontar qual foi o mais regular.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: