Regatas comemorativas dos 79 anos do Veleiros do Sul foram disputadas neste fim de semana
A programação esportiva de aniversário de 79 anos do Veleiros do Sul foi realizada neste fim de semana com regatas de Monotipos e Oceano. No sábado compareceram na raia 109 velejadores e 60 barcos das classes Soling, Hobie Cat 16, Laser Standard, Radial e 4.7, Snipe, 420 e Optimist. Com exceção da Optimist, as demais classes largaram juntas às 15h35min, cerca de uma hora e meia após o horário previsto devido à falta de vento.
A baía do Cristal, no rio Guaíba, ficou repleta de velas brancas e coloridas dos barcos, que se cruzaram durante o percurso. O vento foi de direção sul na intensidade de 10 nós. Os vencedores por classes: Laser Standard – Adrion Santos (ICG), Radial – Júlia Fernanda Silva (VDS), 4.7 – Marcelo Gallicchio (VDS), Soling – Guilherme Roth, Carlos Trein e Roger Lamb (VDS), Hobie Cat 16 – Claudio Mika e Victor Moura Dubeaux (CDJ), Snipe – Fernando Kessler e Thiago Brito (CDJ), 420 – Lucas Aydos e Luis Augusto Mergel (CDJ), Optimist veteranos – Gabriel Lopes (VDS) e Optimist estreantes – Lucas Rosa Schiaffino (CDJ).
No domingo foi a disputa da classe Oceano e Veleiraço Marinha do Brasil para barcos de cruzeiro. A largada ocorreu em frente ao Clube, às 14h05min, com 39 barcos das classes RGS, J/24, Microtoner19 e Veleiraço. A condição de vento permitiu um começo de regata com vela balão. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada foi o Congere, de Sérgio Neumann, do VDS, que chegou às 15h14min44. Além de ser o Fita Azul, ele ficou em primeiro lugar na classe Força Livre. Na RGS o vencedor foi o Abaquar, de Caco Moré (CDJ), na J/24 o Crioula, de George Nehm, (VDS), na Microtoner 19, Sophia 2, de Ricardo Ribeiro (SAVA), na Multicascos foi o Charlie Bravo, de Paulo Hennig (VDS). No final do dia foi realizada a festa de premiação das regatas dos 79 anos com a presença de cerca de 300 pessoas entre associados,velejadores e convidados.
Da assessoria