Pular para o conteúdo

Estrangeiros dominam o primeiro dia da Copa Brasil de Vela em Niterói

Ingleses lideram três das dez classes olímpicas

Kyr Mirsky registrou a raia do Nacra na ponte Rio Niteroy

Kyr Mirsky registrou a raia do Nacra na ponte Rio Niteroy

Niterói – O primeiro dia de regatas da Copa Brasil de Vela foi marcado por espera em terra e sol forte. Após a abertura da regata, por conta do vento fraco, os velejadores tiveram que esperar em terra por quase meia hora antes de descerem para a área de regatas. Quando finalmente o vento entrou, as classes 49er, 49er FX e Nacra seguiram para a raia da Ponte, o Laser Radial e Laser Standard e os 470 masculino e feminino foram para a raia da Escola Naval, enquanto os RS:X masculino e feminino e o Finn foram para o Flamengo. No final do dia, quem saiu feliz foi a equipe inglesa, que lidera em três classes.

Na raia das pranchas, o vento chegou a 15 nós na segunda regata, para alegria dos velejadores. Menos para a carioca Patrícia Freitas. Apesar de ter conquistado dois primeiros lugares, ela teve problema com o equipamento nas duas provas.

“Na primeira regata eu quebrei uma peça que prende a tala. Consegui trocar e velejar. Durante a regata eu quebrei a tala e aí não teve jeito, tive que pedir para o técnico ir até o clube e pegar uma outra vela para mim”, comentou a representante brasileira da classe RS:X nos dois últimos jogos olímpicos.

Na Finn, deu dobradinha inglesa, com Andrew Mills vencendo a primeira regata e Giles Scott vencendo a segunda. Os dois dividem a liderança da competição e a opinião sobre o dia: “Foi muito bom!”.

Entre os barcos mais rápidos da competição, tanto na 49er masculina quanto na 49er FX feminina, a equipe inglesa largou na frente e lidera a competição. Entre os homens, Dylan Fletcher e Alain Sign venceram as três regatas do dia e deram a receita do sucesso: “Fomos consistentes e conservadores ao mesmo tempo. Como a área de regata era bem aberta, não tinha um lado que favorecia mais e, por isso, conseguimos sempre andar pra frente e nos manter na liderança”, disse o timoneiro Dylan.

Entre as meninas Charlotte Dobson e Sophie Ainsworth ganharam duas, enquanto as companheiras de equipe Frances Peters e Nicola Groves ganharam uma. “Estamos bem felizes, o vento estava ótimo. Nunca tínhamos competido na raia da ponte e foi bem legal”, disse Charlotte.

Na Nacra 17, que tem apenas brasileiros, o casal Clinio Freitas e Cacau Swan lidera, com uma boa média. Os dois foram segundos nas três regatas do dia. “Apesar de estar em primeiro, não estamos satisfeitos com o resultado. Nós erramos muito, não estávamos conseguindo nos concentrar. Mas amanhã é outro dia e ainda temos mais nove regatas pela frente”, disse Cacau.

Na Laser Standard, surpresa. Robert Scheidt, grande favorito, venceu uma regata, enquanto o também paulista João Hackerott venceu outra. “Eu velejei bem, mas o dia foi muito longo, com uma espera muito grande entre uma regata e outra”, comenta o multicampeão. Já na Radial, a líder é a holandesa Marit Bowmeester, seguida pela americana Erika Reineke. Em terceiro está a capixaba Odile Ginaid.

Na 470, apesar de ser dividida em masculina e feminina, todos os barcos correm juntos. Renata Decnop e Isabel Swan lideram entre as mulheres, enquanto os franceses Bouvet Sofian e Mion Jeremie lideran entre os homens. “Estamos cumprindo o nosso objetivo que é ganhar dos homens. A ideia é velejar com eles para aumentar o nosso nível”, disse a timoneira Renata.

Para esta quarta-feira estão previstas mais três regatas para as classes Nacra 17, 49er e 49er FX. As demais classes deverão ter duas regatas. A largada está programada para as 13h, na baía de Guanabara.

Credenciamento – A imprensa interessada em cobrir o evento terá bote disponível para acompanhar as regatas de perto. Para isto, basta enviar um email para imprensa@cbvela.org.br ou mari@peccicom.com com o nome completo da equipe e contato e as datas que deseja acompanhar a competição.

Os resultados e a lista de velejadores inscritos está disponível no site http://www.cbvela.org.br

A Copa Brasil de Vela tem organização da CBVela e da Prefeitura de Niterói e conta com o patrocínio do Bradesco, das Águas de Niterói e da Unimed Leste Fluminense, e com o apoio do Polo Orla Gastronomia.

Resultados:

RS:X feminino – 2 regatas:

  1. Patricia Freitas – BRA – 1+1, 2 pontos perdidos
  2. Bruna Martinelli – BRA – 2+2, 4 pp
  3. Carmen Rosas – BRA – 3+3, 6 pp

RS:X masculino – 2 regatas:

Finn – 2 regatas:

  1. Andrew Mills – GBR – 2+1, 3 pontos perdidos
  2. Giles Scott – GBR – 1+2, 3 pp
  3. Mark Andrews – GBR – 5+3, 8 pp

Nacra 17 – 3 regatas:

  1. Clinio Freitas e Cacau Swan – BRA – 2+2+2, 3 pontos perdidos
  2. Marcos Ferrari e Caroline Silvestre – BRA –

Laser Standard – 2 regatas:

  1. Robert Scheidt – BRA – 1+2, 3 pontos perdidos
  2. João Hackerott – BRA – 2+1, 3 pp
  3. Alex Mills – GBR – 4+4, 8 pp

Laser Radial – 2 regatas:

  1. Marit Bowmeester – NED – 1+3, 4 pontos perdidos
  2. Erika Reineke – USA – 2+2, 4 pp
  3. Odile Ginaid – BRA – 4+1, 5 pp

49er – 3 regatas:

  1. Dylan Fletcher e Alain Sign – GBR – 1+1+1, 3 pp
  2. Dave Evans e Ed Powys – GBR – 3+2+2, 8 pp
  3. André Fonseca e Mario Tinoco – BRA – 2+4+4, 10 pp

49er FX – 3 regatas:

  1. Charlotte Dobson e Sophie Ainsuworth – GBR – 1+2+1, 4 pontos perdidos
  2. Frances Peters e Nicola Groves – GBR – 2+1+2, 5 pp
  3. Juliana Senfft e Gabriela Nicolino – BRA – 4+3+3, 10 pp

470 masculino – 2 regatas:

  1. Bouvet Sofian e Mion Jeremie – FRA – 1+1, 2 pontos perdidos
  2. Geison Mendes e Gustavo Thiesen  – BRA – 4+3, 7 pp
  3. Victor Schnaider e Alexandre Muto – BRA – 3+4, 7 pp

470 feminino – 2 regatas:

  1. Renata Decnop e Isabel Swan – BRA – 1+1, 2 pontos perdidos
  2. Letícia Nicolino e Mareanna Goiveia – BRA – 2+2, 4 pp
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: