Pular para o conteúdo

Regata Salvador Cairu marca inauguração da Marina Tinharé

Mais de 150 velejadores participaram da I Regata Salvador Cairu, no último sábado (4). A largada aconteceu na raia montada em frente ao Farol da Barra, com destino á cidade de Cairu, no Arquipélago de Tinharé, Baixo Sul da Bahia. A competição, primeira do gênero na cidade, marcou a inauguração da Marina Tinharé.

Depois de 5h da saída, o catamarã Trisquel, do comandante Rogério Peleteiro foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.  Os 22 barcos, tipo veleiros de oceano, percorreram um trajeto de 35 milhas náuticas até a raia de chegada, montada na praia da Gamboa, em frente ao Clube de Velas do Morro de São Paulo.

Além dos competidores integrantes da regata, o evento contou com barcos que participaram apenas do raly náutico.  O trajeto foi feito com vento sudoeste, e a chegada com vento nordeste, de aproximadamente 10 nós. O vento e as condições do mar ajudaram os participantes velejadores, que após a competição, seguiram para a cidade de Cairu.

A festa em Cairu comprovou a vocação do município para o turismo náutico. A população recebeu os atletas na Marina, instalada na orla sul da cidade, às margens do estuário de Tinharé, aos pés da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.

A solenidade de premiação aconteceu no início da noite e contou com a presença da comunidade local. O prefeito Fernando Brito destacou a importância de investimentos na qualificação da infraestrutura náutica no município. “Estamos revivendo um momento histórico de retomada da vocação natural de Cairu para a náutica. Este foi apenas um pontapé inicial de outros eventos que estão por vir”, afirmou.

A consolidação de uma política voltada ao investimento turismo náutico foi lembrada pelo secretário municipal de Turismo, Bruno Wendling. “Os turistas já esperavam por este investimento, sem dúvidas, teremos um público de velejadores constantes em nossa cidade”, destacou.

Segundo Tarcísio Meireles, proprietário da Marina Tinharé, mais de 1.500 veleiros passam na costa do município por ano.  A expectativa do empresário é acolher pelo menos 10% deste fluxo.

A Marina, recém inaugurada é uma base de apoio náutico, com píer exclusivo para atracação de veleiros, receptivo turístico dotado de toda infraestrutura para atender o turista comum, a comunidade local e os velejadores. O equipamento possui 150 metros de faces para atracação, ponto de abastecimentos de água, energia e combustível, sanitários, loja de conveniência e segurança.

No domingo, os velejadores participaram dos festejos do reisado de São Benedito, uma festa religiosa, com base cultural secular. Mais de 20 grupos culturais com suas cores, sons e alegria participam da festa, que nasceu no Brasil colônia e resiste até os dias atuais.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: