Circuito Atlantico Sur começa com presença de brasileiros
Começou nesta terça-feira, dia 14 de janeiro, o Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2014. Válido como primeira etapa do Campeonato Sul-Americano da classe ORC, o evento reúne velejadores brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos e teve início com a largada da tradicional regata Buenos Aires-Punta del Este, em uma tarde de pouco vento e muito calor na capital argentina. A prova tem um percurso de 174 milhas náuticas (323 quilômetros) e reúne 51 barcos, em três classes (ORC Internacional, ORC Club e IRC). Entre eles, o San Chico 3, do comandante Chico Freitas, do Clube dos Jangadeiros, que compete na ORC Internacional.
Além do comandante e de seu filho, o vice-comodoro Esportivo do Jangadeiros, Francisco Freitas, integram a tripulação do San Chico 3: Fernando Thode, Damien Bercht, Pedro Mota, Rodrigo Campos, Marcio Campos da Rosa, Fernando Campello, João Pedro Beccon, Marcelo Escobar e Matheus Teixeira. “Apenas dois barcos brasileiros vão disputar esta competição, nós e o Malbec 36 Orson, do Carlos Eduardo Souza e Silva, de Ilhabela”, conta Xico Freitas, destacando os caras novas de sua tripulação: “O João Pedro, o Marcelo e o Matheus são antigos alunos da Escola de Vela Barra Limpa e ex-integrantes da Flotilha da Jangada, do Jangadeiros. Já fui técnico deles e agora os trouxe para tripulação do San Chico 3”.
A previsão é de que os veleiros cheguem a Punta del Este nesta quarta-feira, dia 15. Em águas uruguaias, as tripulações disputarão regatas até o dia 21 de janeiro, quando serão conhecidos os campeões do Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2014.
Da assessoria