Pular para o conteúdo

Família Belda domina a Taça Flotilha da Garoa na Guarapiranga

Olivia Belda, vencedora da primeira regata para a formação do ranking paulista de Optimist, superou outros 44 velejadores na Represa de Guarapiranga

Largada do Optimist

Largada do Optimist

São Paulo (SP) – O Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) levou 61 velejadores à raia da Represa de Guarapiranga neste final de semana (15 e 16) para a Taça Flotilha da Garoa, disputada por 45 barcos de Optimist e outros oito com as duplas de 420, duas classes da vela destinadas aos jovens atletas. Olivia Belda, de 13 anos, venceu na Optimist, enquanto o irmão dela, Eric (16), em parceria com Rodrigo Dabus (14), ganhou na 420.

Olivia foi uma das cinco meninas inscritas no campeonato e além das quatro adversárias superou outros 40 meninos para ficar com a taça de posse transitória na primeira regata para a formação do ranking paulista da temporada. A velejadora, líder do ranking em 2013, obteve a vitória de despedida do Clube de Campo São Paulo. A partir de agora, passa a integrar o Audi YCSA Sailing Team, defendendo o Yacht Club de Santo Amaro.

“O YCSA tem mais gente para treinar, o que vai me ajudar a evoluir. A raia, onde disputamos as regatas de Optimist na represa, fica bem em frente ao clube, o que também facilita”, justificou Olívia, que também avaliou as razões que a levaram ao topo do pódio. “Costumo ficar muito tranquila nas regatas. Não me preocupo com o resultado porque confio na minha largada e consigo manter a velocidade no contravento”. A recém-chegada ao YCSA fez uma campanha ascendente com sexto, quinto, terceiro e primeiro lugares, respectivamente nas quatro regatas disputadas, totalizando 15 pontos perdidos.

O pódio da Optimist foi completado pelo vice-campeão André Fiuza, do Clube de Campo São Paulo (20 pontos) e por Pedro Bomeisel, do YCSA (22 pontos). “Não tivesse largado mal na última regata, poderia ter um resultado ainda melhor. Velejei muito bem no sábado, com o vento bastante rondado. Eu consigo ver bem as rajadas”, analisou Pedro, que pretende seguir os passos de Robert Scheidt, principal atleta olímpico do País em todos os tempos e também associado do YCSA. “Quando o Robert está no clube, eu procuro ouvir tudo o que ele fala de vela”, considerou o velejador de 13 anos, já com a medalha de bronze no peito.

A classe Optimist ainda contou com velejadores do Clube de Campo Castelo e Yacht Club Paulista, além de jovens atletas do litoral norte representando a Escola de Vela de Ilhabela e o Projeto Ventos e Velas, de São Sebastião. Foram disputadas duas regatas no sábado e outras duas no domingo, com ventos variando de sudoeste a sueste e a velocidade oscilando entre oito e 12 nós (22 km/h).

Hegemonia na classe 420 – a dupla do Audi YCSA Sailing Team, Eric Belda e Rodrigo Dabus, obteve quatro vitórias em quatro regatas e conquistou o campeonato com apenas quatro pontos perdidos. Antônio Aranha/Stephan Kunath, com 12 e Luis Dotta/Marcelo Peek, com 13, ambas as duplas também do YCSA, completaram o pódio. Eric e Rodrigo venceram em janeiro o Brasileiro de 420 na categoria Júnior, em Búzios e ficaram com o bronze na classificação geral.

“Foi muito difícil estabelecer uma tática para as regatas devido aos ventos tão rondados. O que nos ajuda muito, é a condição de estarmos juntos há dois anos. O entrosamento entre eu e o Rodrigo faz a diferença”, enalteceu Eric, timoneiro e responsável pela estratégia. A dupla do YCSA tem como próximo objetivo a Copa da Juventude, em março, em Florianópolis, seletiva para o Mundial da Juventude programado para o mês de julho, em Portugal.

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: