Pular para o conteúdo

Soto 40 leva velocidade e equilíbrio à Ilhabela Sailing Week

Barcos da classe mais veloz da vela oceânica prometem disputa emocionante no litoral norte entre as experientes tripulações inscritas na 41ª edição da maior regata da América Latina

Pajero Mitsubishi em Ilhabela

Pajero Mitsubishi em Ilhabela

São Paulo (SP) – A classe Soto 40 (S40) será responsável por levar à Ilhabela Sailing Week um duelo de velhos conhecidos da principal competição de oceano da América Latina, entre Torben Grael e Eduardo Souza Ramos, rivais desde as regatas da década de 90, nas disputas entre Polibrasil e Mitsubishi. Ausente em 2013, Eduardo retorna à 41ª edição do evento como vice-campeão mundial de TP52 para correr com o Mitsubishi Pajero. Torben estará novamente com a família a bordo do Magia Energisa.

A tripulação do Crioula, campeão da classe em 2013, também estará brigando pela liderança nos seis dias de regatas, ao lado do Carioca, de Eduardo Martins e do Royal Cape, que terá tripulantes sul-africanos. O desempenho dos S40 pode ser mensurado pela Regata Alcatrazes por Boreste de 2009, primeiro ano com a participação da classe em Ilhabela. Favorecido pela entrada de uma frente fria, o argentino Cusi 5 estabeleceu o tempo de 6h12m26, até hoje recorde da regata de 60 milhas.

“Nós não somos favoritos. O Souza Ramos tem uma tripulação experiente, o Crioula também está velejando muito bem, vai ser duro competir contra eles”, estima Torben Grael que estará ao lado da esposa Andrea e do filho Marco. A filha Martine não correrá em Ilhabela neste ano devido aos compromissos com a campanha olímpica de 49er, ao lado de Kahena Kunze.

Torben está disputando uma regata transpacífico entre São Franciso e Havaí e não chegará a tempo de correr a Regata Alcatrazes. Marco Grael será o timoneiro do Magia Energisa na prova de abertura da Ilhabela Sailing Week. “O S40 é um barco moderno, um dos mais rápidos e gostaria de competir também no tempo corrigido contra as demais classes. No oceano é sempre difícil formar uma flotilha numerosa de monotipos”, alega Torben. “Gosto muito do local e da infraestrutura do evento, principalmente depois do píer flutuante no Yacht Club de Ilhabela”, elogia o bicampeão olímpico.

Defesa do título – O atual campeão da S40 na Ilhabela Sailing Week, Samuel Albrecht, tático do Crioula, tem a mesma opinião de Torben quando o assunto é favoritismo. “Queremos defender o nosso título, mas sabemos que há outros barcos muito bons como, por exemplo, o da equipe do Eduardo Souza Ramos, que acaba de ser vice-campeã mundial de TP52 na Itália. O retorno dele é muito importante porque além de mais um barco na raia, sempre atrai gente de fora e eleva o nível das regatas”, considera Samuca.

A tripulação gaúcha do Veleiros do Sul, coordenada por Samuca, tem obtido resultados relevantes nesta temporada com o Crioula, como os títulos da Búzios Sailing Week e da Taça Comodoro, no Rio de Janeiro. “Estamos embalados e vamos para Ilhabela com força máxima. A S40 já mostrou seu potencial no País e deve ser alavancada com o movimento dos velejadores para que se corra o Mundial em 2015 no Brasil”, revela o tático que desenvolve campanha olímpica na classe Nacra para os Jogos de 2016.

Na contramão das opiniões de Torben e Samuca, encontra-se Eduardo Souza Ramos, considerado favorito por ambos. “Desta vez acho que somos o azarão do páreo. As tripulações do Torben e do Crioula devem estar mais bem preparadas porque não pararam de velejar com o barco”, ponderou Eduardo antes do vice mundial de TP52. O timoneiro do Mitsubishi Pajero, maior vencedor em Ilhabela, chegará ao décimo título se levantar a taça neste ano.

A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi, Banco do Brasil e Correios. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes.

Último dia para credenciamento de imprensa – Os jornalistas interessados em acompanhar as regatas da 41ª Ilhabela Sailing Week devem solicitar o credenciamento pelo site: http://www.ilhabelasw.com.br. No portal do evento, clique no ícone ‘serviço’, na barra superior da home, e depois em ‘imprensa’. Basta preencher os dados do formulário. As solicitações são individuais e as aprovações serão confirmadas com um aviso por e-mail. Os pedidos deverão ser feitos até esta terça-feira, 15 de julho.

Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week
18/7 – sexta-feira
9h – Abertura da secretaria no YCI (até 23h)

19/7 – sábado
9h – Abertura da secretaria no YCI (até 23h
19h30 – Cerimônia de Abertura da 41ª Ilhabela Sailing Week

20/7 – domingo
10h – Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil
Classes e Divisões: ORC, IRC, S40, BRA-RGS (A e B) e RGS Cruiser
10h10 – Regata Renato Frankenthal – Classes e Divisões: HPE25 e Star (regata treino)
10h20 – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste
Classes e Divisões: BRA RGS C, Clássicos e C30

21/7 – segunda-feira
Dia livre para todas as classes

22/7 – terça-feira
12h – Regatas Barla-Sota (todas as classes – exceto Clássicos)
17h – Premiação – Regata Alcatrazes
20h – Coquetel dos comandantes

23/7 – quarta-feira
10h – Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes – exceto Clássicos)
17h – Confraternização e música ao vivo no YCI

24/7 – quinta-feira
12h – Regatas para todas as classes
17h – Confraternização no YCI
20h – Prêmio Revista Iate – sede do ICS

25/7 – sexta-feira
12h – Regatas para todas as classes
17h – Premiação por Equipes – Show com a banda Tom Cats

26/7 – sábado
12h – Regatas finais para todas as classes
17h – Confraternização no YCI
20h – Premiação – Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.

Programação musical na Vila

19/7 – sábado
20h – Orquestra Popular de Ilhabela
22h – Arnaldo Antunes

20/7 – domingo
22h – Ira!

21/7 – segunda-feira
22h – Brothers of Brazil

22/7 – terça-feira
22h – Zeca Baleiro

23/7 – quarta-feira
20h – Tributo a Luiz Gonzaga
Cinema: “Gonzaga, de Pai para Filho”
Show: Chambinho do Acordeon

24/7 – quinta-feira
22h – Bamboa Samba Club

25 e 26/7 – sexta e sábado
20h – XI Mostra de Dança da Fundaci

Da ZDL

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: