Pular para o conteúdo

Vela: A dois dias do final, Brasil briga pelo pódio no Mundial da Juventude

Kim Vidal e Antonio Lopes na SL16 e Martin Lowy na Laser estão próximos de conquistar medalhas

Antonio e Stephan, do 29er

Antonio e Stephan, do 29er

O Mundial da Juventude já passou da metade e a Equipe Brasileira de Vela Jovem segue mostrando que, assim com a Equipe Brasileira de Vela Olímpica, tem talento para chegar ao topo. Com 12 regatas disputadas na classe SL16, Kim Vidal e Antônio Lopes permanecem na terceira colocação, enquanto Martin Lowy, promessa da Laser Radial, ocupa a 4ª posição após oito regatas. O evento segue até o dia 19 e reúne atletas com idade até 18 anos, de 68 países.

Quem velejou bem nesta quinta-feira foi a dupla Antonio Aranha e Stephan Kunath. Os dois chegaram a montar boia na segunda colocação durante a última regata do dia e o 8º lugar foi o melhor resultado até agora. Os dois ocupam a 27ª posição geral na classe 29er.

O experiente Tiago Brito, atual campeão da classe 420, também teve um dia bom, terminando a oitava regata da série na segunda posição. O resultado coloca o gaúcho e seu proeiro Philip Essle na nona colocação geral, muito próximo da dupla quinta colocada. Entre as meninas da mesma classe, Giuliana Tozzi e Marina Issler encerram o dia em 27º.

Na Laser Radial feminina, Marina Carolina Boabaid conseguiu velejar melhor do que ontem e somou um 13º e um 14º nas regatas do dia, finalizando na 19ª colocação. Nas pranchas, Breno Franciolli teve os mesmos resultados de Carol, e ocupa a 18ª posição. Entre as meninas, Maria Carolina Cruz conquistou o 16º lugar na última regata do dia, o seu melhor resultado até agora, e coupa a 20ª posição geral.

Para alguns atletas do Brasil, esta é a última chance de levar o título para casa: Kim Vidal e Tiago Brito completaram 18 anos este ano e atingiram o limite máximo de idade para participar da competição, mas nem por isso estão desanimados. Tiago está em fase transição para a classe 470, que é olímpica. Em setembro ele disputará o Mundial da Isaf (Federação Internacional) em Santander, na Espanha, que definirá metade das vagas para o Rio 2016. Já Kim está em ano de vestibular e está focado nos estudos.

Quem quiser, pode acompanhar as regatas ao vivo no site: http://bit.ly/1kp7EvV.

A delegação brasileira disputa o Mundial da Juventude da Isaf com o apoio da CBVela. A CBVela tem o patrocínio do Bradesco e o apoio da Slam.

2 Comentários Comente
  1. Roney Silva Andrade #

    Murilo bom dia.

    Porque não colocaram a foto dos meninos que tiveram a melhor performance ai encima?
    Colocaram os nomes e uma foto de outra classe e outros velejadores……

    Outro dia fiz uma critica sobre a materia da revista Náutica, referente ao campeonato mundial da juventude, em Tavira. Naquela materia, falavam de todos os velejadores que estavam indo competir ma, faltou o Kim Vidal de Andrade e Carlos Lopes (KaKa) que competiram na classe SL – 16 por coicidencia ou não so eles que são da Bahia.
    ]
    Porque não sitaram os Baianos? O Kim ja conhecido de quatro campeonatos, sendo o primeiro na Croacia, onde foi campeão mundial, junto com o querido Martim Lowe. de SP.

    Não entendo esta descriminação… em pensar que o Kim ja foi protagonista de melhores resultados Brasileiros, nestas competições, e é o mais premiado, ao lado do Australiando, com um ouro e dois bronzes neste quatro anos de campeonato.

    Espero que esta mentalidade, bairrismo ou sei la o que, um dia não mais exista, neste esporte, que eu defendo e promovo aqui na baia de todos os Santos.

    ( sera porque é catamaran, que estão se mostrando a melhor opção para o futuro) olha ai a Americans Cup e outras.

    abraços

    Roney Silva Andrade

    Velejador de Hobie cat-16
    Pai dos velejadores Yam Vidal de Andrade e Kim Vidal de Andrade
    Professor de vela no Yatch clube da Bahia

    15/08/2014
    • murillonovaes #

      Roney, antes de tudo respeito seu comentário e o direito que tem de fazê-lo e já peço desculpas se de alguma forma erramos na cobertura deste evento. No entanto, sou obrigado a discordar frontalmente de vc. Se há um jornalista no Brasil que tenha noticiado bem tanto o Kim qto o Yam, desde o OP, sou eu. Basta vc dar uma busca no próprio site (na coluna da direita tem lá) e vc verá quantas notícias dos Vidal dei nos últimos anos, com boas fotos inclusive. Me chamar de bairrista e me colocar como um não amigo da vela baiana tb é algo que não posso concordar (por mais que respeite sua opinião). Pergunte ao Pato, ao Kan Chuh, ao Marcinho Cruz, ao Leo Taboada, à Juliana Duque, ao Maru Urban e a tantos outros velejadores baianos se eles acham que o Murillo Novaes é um cara que não respeita a vela baiana. Pergunte à Viva Saveiro se eu, até mesmo como editor da revista Iate Life, não sou um defensor da vela baiana tradicional. Pergunte ao povo antigo do Cenab. Aos franco-baianos da Mini, da Jacques Vabre… Em inúmeras regatas, de Circuito Salvador ao Match Race Brasil, e outras tantas vezes, cruzeirando ou levando e trazendo barcos da Refeno, estive em Todos os Santos e já naveguei de Abrolhos à foz do velho Chico diversas vezes. Adoro a costa da boa terra, Salvador especialmente e toda a galera daí. Neste ano mesmo, estou indo correr, como navegador do Lars, no Farr 41 Tangará (pela primeira vez!! Finalmente!!) a Aratu-Maragojipe. E sou neto de uma baiana. Fico triste em ler palavras tão duras dirigidas à mim, mas é da vida. De qq modo, sei que procuro fazer meu trabalho com isenção e dignidade, mas, como todos os humanos, tb falho. E peço desculpas se for esse o caso. Bons ventos, Murillo

      15/08/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: