Pular para o conteúdo

Cinco equipes da Volvo Ocean Race se enfrentam na Round Britain

Regatas no Reino Unido colocam os barcos da Volta ao Mundo frente a frente. Destaque para a equipe espanhola de Iker Martinez, que fará um teste com os novos integrantes.

VolvoOceanRace_roman-140620-7175
A Round Britain está marcada para o dia 9 de agosto e, pela primeira vez, cinco equipes disputam uma mesma regata com o novo modelo Volvo Ocean 65. Os times do Abu Dhabi Ocean Racing, Dongfeng Race Team, Team Alvimedica, Team Campos – barco da Espanha ainda sem nome – e o Team SCA se enfrentam num percurso de 118 milhas náuticas pela costa britânica. A prova será mais um teste para as tripulações, que se preparam intensamente para a Volvo Ocean Race 2014-15.

Última a entrar na disputa, a equipe espanhola de Iker Martínez terá os reforços locais de Guillermo “Willy” Altadill e Carlos Hernández. Será uma avaliação e tanto para os atletas, que ainda sonham com uma vaga na regata. “Nós gostaríamos de experimentar mais uns 10 velejadores, mas nós simplesmente não temos tempo suficiente”, disse Iker Martínez.

As escolhas de Guillermo “Willy” Altadill e Carlos Hernández têm relação com a regra da Volvo Ocean Race que exige velejadores abaixo de 30 anos na disputa. Eles estão com 21 e 27 anos, respectivamente.

“Eles são bons velejadores e têm experiência de navegar em barcos grandes de regata”, disse o comandante espanhol. “Nós navegamos juntos e ambos tiveram um desempenho muito bom. São jovens, saudáveis ​​e habilidosos”.

Os chineses do Dongfeng Race Team ficaram treinando na França e estão a caminho do Reino Unido. Oportunidade para os orientais conhecerem ilhas nunca vistas.

“Ainda temos muito a fazer, mas estamos muito bem na nossa proposta de longo prazo. Estou orgulhoso de conseguir, em apenas seis meses, atingir esse nível”, disse Bruno Dubois, diretor do Dongfeng.

A equipe feminina do Team SCA deixou Lanzarote, na Espanha, após 18 meses de preparação. Elas foram as primeiras a confirmar presença na edição 2014-15 da regata.

“A viagem da Espanha ao Reino Unido nos dará ainda mais entrosamento e bagagem”, contou a repórter do Team SCA, Corinna Halloran.

O Team Alvimedica já está na terra da rainha, mais precisamente em Southampton. Eles pararam lá após o ‘treinão’ pelo Atlântico vindos de Rhode Island, nos Estados Unidos. Pausa merecida para a tripulação de Charlie Enright. “Fiquei contente com nosso desempenho. As condições imprevisíveis que encontramos no caminho apenas serviram para fortalecer o espírito da tripulação. Agora, a regata britânica será mais um teste”.

O Abu Dhabi Ocean Racing, que também fez a viagem transatlântica, vai disputar a prova na Grã-Bretanha. E eles terão uma novidade. O paraolímpico norte-americano Keith Burhans, de 58 anos, disputará uma regata curta, a Artemis Challenge antes da Round Britain. “Ter a oportunidade de navegar com eles é um sonho se tornando realidade”, disse o velejador, que é biamputado, mas continua velejando e defendo seu país nas Paraolimpíadas.

Únicos ausentes da Round Britain, os velejadores do Team Brunel se preparam em terra para a regata. Os atletas são monitorados pelo personal trainer Dominic Ramino.

E tem novidade no departamento médico da Volvo Ocean Race. O espanhol Pablo Díaz-Munio foi nomeado diretor médico da edição 2014-15. A experiência do profissional na modalidade é extensa. Em 2008-09 foi o responsável pelo setor no Ericsson Racing Team, de Torben Grael. Na edição passada, o Díaz-Munio fez a função no Team Telefónica. “Em uma regata nessas condições, pequenos problemas podem se tornar grandes. Tudo isso se transforma em emergências”.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: