Pular para o conteúdo

Aquece Rio: Brasil encerra participação em duas classe entre os dez melhores

Medal Races das pranchas foram disputadas com vento fraco. Regatas do 49erFX foram anuladas

Muita onda na raia do 470

Muita onda na raia do 470

O Aquece Rio International Sailing Regatta está chegando ao fim. Nesta quinta-feira foram realizadas as medal races das classes RS:X masculino e feminino e o Brasil participou das duas. Bimba Winicki encerrou a sua participação na competição na 6ª colocação, enquanto Patrícia Freitas ficou em 7º.

O dia começou com vento muito fraco e, por isso, as Comissões de Regata optaram por deixar os velejadores esperando em terra. Já passava das 14h quando finalmente as regatas começaram.

Na raia do Pão de Açúcar, bem próxima do público, foi realizada primeiro a medal race masculina e, em seguida, a feminina. O vento estava bastante fraco em ambas e o físico dos velejadores foi bastante exigido. No final, o título ficou com o holandês Dorian Van Rijsselberge e com a francesa Charline Picon.

“Foi um campeonato muito bom, eu tinha o objetivo de ficar entre os cinco, mas acabei em sexto. Mais uma vez a baía de Guanabara surpreendeu com o regime de ventos. Este foi o segundo teste que a classe fez para as Olimpíadas e desta vez tivemos oito regatas com vento e uma sem vento. Preciso admitir que a baía está mesmo ficando mais limpa, mas ainda falta a conscientização das pessoas para que não joguem mais lixo nas praias”, disse Bimba.

As outras oito classes também sofreram com o vento fraco. O 49erFx chegaram a ir para a água, porém não velejaram. As demais fizeram apenas uma regata cada.

“O vento estava bem fraco na raia da Ponte e a regata seria decidida na largada. Eu achei que ia dar na esquerda e realmente era o lado certo. Montei já em primeiro, mas aí o vento diminuiu muito e surgiu a dúvida se a regata seria anulada ou não. Acabou tendo um encurtamento de percurso e a regata foi completada. Estou bem feliz e este resultado me faz subir um pouco no acumulado. O inglês e o australiano estão bem consistentes esta semana, mas ainda faltam mais três regatas amanhã e, se conseguirmos completar, espero conseguir encostar mais neles para a disputa da Medal Race”, disse Robert Scheidt, que está em quarto na Laser.

Para esta sexta-feira está prevista a entrada de uma frente-fria e, por tanto, o vento deverá aumentar. As largadas estão previstas para as 12h. As classes 49er, 49erFX, Finn e Nacra disputarão a medal race, em que apenas os dez primeiros participam e tem pontuação dobrada.

Os resultados completos podem ser vistos em www.aquecerio.com.

Os atletas brasileiros disputam o Aquece Rio International Regatta com o apoio da Confederação Brasileira de Vela e do COB. A CBVela tem o patrocínio do Bradesco e apoio da Slam.

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: