YCSA promove a Audi 29er Challenge na represa Guarapiranga
Primeira edição do desafio em barcos da classe 29er reunirá oito tripulações, número máximo estipulado pela organização, no próximo fim de semana (30 e 31)
São Paulo (SP) – Com o objetivo de expandir todas as classes da Vela Jovem e manter os atletas do Audi YCSA Sailing Team em ação, o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) levará para a Represa Guarapiranga oito duplas no Audi 29er Challenge no fim de semana (30 e 31). Oito tripulações, máximo estipulado pela organização, utilizarão quatro barcos em revezamento. O sorteio das chaves será na manhã de sábado e estão confirmados velejadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
“Atualmente a 29er possui uma flotilha de apenas seis barcos no Brasil, mas é muito importante no cenário mundial, além de ser preparatória para os velejadores que pretendem fazer campanha na classe olímpica 49er”, considera o coordenador náutico do YCSA, Marco Antônio del Porto. “A 29er também pode ser uma boa opção para quem está saindo da Optimist”, conclui Marco, responsável pela Escola de Vela do clube. Nas competições do YCSA, a organização em terra, passa pelas mãos do gerente financeiro, Alberto Santos.
Do Audi YCSA Sailing Team, estão confirmados: Martin Lowy e Nicolas Bernal, Antonio Aranha e Alexander Essle, André Fiuza e Stephan Kunath. Martin foi quarto colocado no Mundial da Juventude, na Laser Radial, e sétimo no Europeu, ambos em julho. Antonio e Stephan também disputaram o Mundial em Tavira (POR), enquanto André correu o Norte-americano de Optimist em julho, no México.
Taça Humboldt – O YCSA recebeu 60 barcos no último final de semana para a Taça Humboldt, nas classes Optimist e 420. Os títulos das classes 420 ficaram com as duplas do Audi YCSA Sailing Team. Elisa von Fritsch e Helena de Marchi venceram a categoria feminina, enquanto Eric Belda e Rodrigo Dabus foram os campeões da 420 geral, depois de terem disputado a flotilha ouro no Mundial da classe, na Alemanha.
Na Optimist, classe de iniciação à vela, Luan Vitor, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI), levou o troféu para o litoral norte. No primeiro dia, o vento demorou para chegar à represa e apenas uma regata foi disputada. “Os meninos vieram pegar a bola comigo e se mantiveram aquecidos no campinho de futebol. Estava calor e todos, muito animados. Por volta de 15h, o vento entrou e eles saíram correndo para a água”, relatou Leandro Beccari, do marketing do YCSA. “Eles se divertiram muito, dentro e fora da água”.
A regata foi tão disputada quanto o futebol. Com a raia cheia, Diego Zabeu venceu Nicolas Bernal (YCSA) por diferença mínima, em cima da linha de chegada, com Martin Chao (YCSA) em terceiro. “No segundo dia, eles acordaram cedo e foram direto para a rampa preparar as embarcações. Com três regatas, aconteceu o que esperavam e passaram o dia velejando”, constatou Leandro. O campeão Luan, foi seguido de perto pelo vice Victor de Marchi, do Clube de Campo São Paulo (CCSP), com Nicolas Bernal (YCSA) na terceira colocação.
Resultados da 18ª Taça Humboldt
Optimist geral
1º Luan Vitor (EVI)
2º Victor De Marchi (CCSP)
3º Nicolas Bernal (YCSA)
Optimist infantil
1º Victor De Marchi (CCSP)
2º Nicolas Bernal (YCSA)
3º Lars Kunath (CCSP)
Optimist juvenil
1º Luan Vitor (EVI)
2º Martin Chao (YCSA)
3º Diogo Zabeu (EVI)
Optimist iniciante
1º Rafael de Moricz (YCSA)
2º Gustavo H. dos Santos (EVI)
3º Mathias Reimer (YCSA)
Optimist mirim
1º Bruna Di Croce Patrício (ICB)
2º Leonardo Didier (YCSA)
Optimist feminina
1º Marina Garrido (ICB)
2º Bruna Di Croce Patrício (ICB)
3º Christine Reimer (YCSA)
420 geral (todos YCSA)
1º Eric Belda / Rodrigo Dabus
2º Claudia Mazzaferro / Philipp Essle
3º André Fiuza / Stephan Kunath
420 feminina (todos YCSA)
1º Helena De Marchi / Elisa Von Fritsch
2º Olívia Belda / Marina Arndt
3º Luisa Ferreira / Lisa Reimer
Da assessoria