Família Schurmann batiza barco que será usado na Expedição Oriente
Há praticamente dois anos, a Família Schurmann vem se dedicando à construção de Kat, uma das peças fundamentais da Expedição Oriente. Nas redes sociais, os seguidores da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro acompanharam cada etapa do processo. E assim, no estaleiro em Itajaí, Santa Catarina, mais um sonho acaba de virar realidade.
A praticamente um mês da partida da Expedição Oriente, o novo veleiro da Família Schurmann chega ao mar pela primeira vez. Reunindo elementos de alta tecnologia, inovação e sustentabilidade, a embarcação foi oficialmente batizada como Kat em homenagem à encantadora Kat Schurmann, filha caçula do casal, falecida em 2006. Seguindo a tradição de marinheiros de todo o mundo, a Família Schurmann se reuniu para uma cerimônia, que incluiu a mística quebra de uma garrafa de champanhe no casco da embarcação para proteger o veleiro de eventuais perigos do mar.
Pronto e devidamente batizado, o novo veleiro fica em Santa Catarina até o dia 21 de setembro de 2014, data da partida da Família Schurmann em sua Expedição Oriente.
Durante dois anos, Kat percorrerá cerca de 30 mil milhas e passará por quatro oceanos, cerca de 50 portos em 29 países distribuídos em cinco continentes. Terceira grande aventura ao redor do mundo a bordo de um veleiro, a Expedição Oriente coloca a Família Schurmann na rota de polêmicas teorias que defendem os chineses como os primeiros grandes navegadores e, consequentemente, descobridores do planeta. Para esta missão, os Schurmann construíram o próprio veleiro, associando alta tecnologia e sustentabilidade. Kat conta, por exemplo, com geradores eólicos, painéis solares, bicicletas ergométricas capazes de gerar energia, sistema de tratamento de efluentes de águas, composteira para lixo orgânico, entre outras inovações.