Yann Guichard disputa Rota do Rum em solitário a bordo de maxi trimarã
Quando foi lançado, em 2008, o maxitrimarã Banque Populaire V, de 40 metros, velejava com uma tripulação. Hoje, rebatizado de Spindrift 2, ele foi reformulado para que o francês Yann Guichard possa competir em solitário a tradicional regata Rota do Rum. Serão 3550 milhas entre Saint Malo, na França, e Pointe-à-Pitre, em Guadalupe.
Para o desafio a equipe redesenhou o cockpit, assim Guichard terá todos os comandos à mão, e diminuiu a área vélica em aproximadamente 20%.
“Velejar um trimarã deste tamanho sozinho requer um compromisso físico muito grande”, disse Guichard. “Acabei de passar seis dias sozinho a bordo do barco e foi bastante difícil. A maior dúvida eram os pilotos automáticos, que me deram muita confiança e ficaram no ‘comando’ a maior parte do tempo. Já encontrei o meu ritmo e, com o tempo, me acostumarei com o tamanho do barco. Antecipação ainda é a chave do sucesso, já que a menor das manobras requer horas de trabalho”, completou.
Até o momento mais de 80 barcos já confirmaram a inscrição na competição, entre multicascos, monocascos, solitários e equipes completas.